O Brasileirão-2024 começou bem do jeito que o torcedor brasileiro está acostumado: recheado de polêmicas. E, logo na primeira rodada, não faltaram decisões duvidosas e, claro, cartões.
Assim, o Jogada10 fez um levantamento das súmulas dos dez jogos da rodada para detalhar a distribuição de sanções aos jogadores que foram a campo. Ao todo foram 75 cartões, sendo 71 amarelos e 4 vermelhos – a conta aqui, aliás, exclui cartões para treinadores, auxiliares e preparadores.
Dentre todas as sanções, incríveis 44% tiveram a ver com reclamações, espécies de cera e atitudes antidesportivas. Foram 17 por reclamação, sete por retardar o reinício de jogo, quatro por conduta antidesportiva, três por retirar a camisa em comemoração de gol, uma por simulação e outra por provocação.
22,7% dos cartões apresentados na rodada foram por reclamação. Ou seja, mais de um a cada cinco cartões saem por tal motivo. Esta foi, aliás, a segunda razão mais comum apresentada pelos árbitros em suas súmulas nestes dez primeiros jogos de Brasileirão.
O motivo mais recorrente foi “falta temerária”, com 29 sanções – 38,7% dos 75.
LEIA MAIS SOBRE A ARBITRAGEM: Presidente do Atlético-GO: ‘Juiz veio para dar a vitória ao Fla. Um assalto’; CBF divulga análise do VAR de dois lances em Atlético-GO x Flamengo
Notas de repúdio começam
Dessa forma, dirigentes de Atlético-MG, Atlético-GO, Corinthians e Grêmio reclamaram bastante das decisões do árbitro na rodada inaugural. O presidente do Inter, Alessandro Barcellos, aliás, já demonstrou indignação nesta segunda (15) após a escala de arbitragem para segunda rodada ser definida.
Depois de uma primeira rodada cheia de polêmicas de arbitragem (para dizer o mínimo), saiu a escala de árbitros para a segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Algumas coisas chamam a atenção:
1º — O mesmo VAR que foi muito criticado e teve decisões bastante “questionáveis”…
— Alessandro Barcellos (@BarcellosSCI) April 15, 2024
Motivos mais recorrentes para cartões na #1 do Brasileirão
- Falta temerária – 29 – 38,7%
- Reclamação – 17 – 22,7%
- Retardar o reinício de jogo – 7 – 9,3%
- Falta tática – 4 – 5,3%
- Conduta antidesportiva – 4 – 5,3%
- Tirar a camisa em comemoração de gol – 3 – 4%
- Empurrar – 3 – 4%
- Puxar – 2 – 2,7%
- Jogo brusco grave – 2 – 2,7%
- Simulação – 1 – 1,3%
- Provocação – 1 – 1,3%
- Mão deliberada – 1 – 1,3%
- Impedir chance clara – 1 – 1,3%
- TOTAL – 75
A segunda rodada do Brasileirão já terá início nesta terça-feira (16), quando Bahia e Fluminense duelam, então, na Arena Fonte Nova. A rodada terá sequência na quarta (17), com outros sete jogos, e outra partida na quinta (18). O duelo entre Cuiabá e Vitória, inicialmente marcado para quarta, foi adiado, mas sem data para ocorrer.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br