Diversos clubes brasileiros prestaram homenagens ao cartunista e escritor Ziraldo, que morreu, na tarde deste sábado (6), aos 91 anos, no Rio de Janeiro. O gênio dos desenhos tinha forte ligação com futebol e criou incontáveis versões de mascotes de alguns dos grandes clubes do país.
Ziraldo era mineiro de Caratinga, cidade do interior. O Atlético, um dos gigantes brasileiros, usou as redes sociais para lamentar a morte do desenhista.
“O #Galo lamenta o falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, neste sábado (6), aos 91 anos. O mineiro de Caratinga ficou conhecido por suas grandes obras, como o “Menino Maluquinho”, pelas suas charges e pela criação d’O Pasquim”, postou.
O #Galo lamenta o falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, neste sábado (6), aos 91 anos. O mineiro de Caratinga ficou conhecido por suas grandes obras, como o “Menino Maluquinho”, pelas suas charges e pela criação d’O Pasquim.
Nossos sinceros sentimentos a todos os… pic.twitter.com/2kK9q4H6oo
— Atlético (@Atletico) April 6, 2024
Clubes manifestam gratidão ao gênio Ziraldo
Já o Corinthians usou o X (antigo Twitter) para lamentar a morte e lembrou que Ziraldo tem passagem importante na história do Timão.
“Hoje, o Brasil se despede de um ícone da literatura e da ilustração. Nos deixou neste sábado (6), Ziraldo, chargista, desenhista, jornalista e escritor. Em suas obras, alguns trabalhos envolveram o futebol e o nosso Timão. O Corinthians se solidariza com amigos, familiares e todos os fãs do artista”, acrescentou.
O São Paulo também postou sobre a morte do chargista e lembrou de uma versão desenhada para o Tricolor.
“O São Paulo lamenta o falecimento do grande artista Ziraldo. Em 1989, Ziraldo criou esta versão do nosso mascote, o Santo Paulo. Desejamos força aos familiares e amigos neste momento, com a certeza de que sua arte estará para sempre na história brasileira”.
O Bahia foi outro clube brasileiro que lamentou a morte do escritor. “???? Com grande pesar, o Esquadrão chora a partida do genial Ziraldo, hoje, aos 91 anos. O cartunista e escritor foi o autor do desenho do Super-Homem Mascote do Bahia em 1979. Nossa solidariedade a familiares e amigos do eterno criador do ‘Menino Maluquinho’. #BBMP”.
O Palmeiras também postou e lembrou sobre o livro feito por Ziraldo para o Verdão.
“A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, aos 91 anos. Criador de personagens icônicos, entre eles o Menino Maluquinho, Ziraldo lançou em 2010 o livro ilustrado “Verdão, o Campeão do Século”. Desejamos força aos familiares, amigos e fãs neste momento de dor e saudade”.
Veja postagens dos clubes brasileiros
Ziraldo marcou época como cartunista. Ilustrou nosso Galo em diversas oportunidades, sendo também o criador do mascote infantil “Galo Ziraldo”. Em 2015, o “Menino Maluquinho” ganhou uma versão em homenagem ao atacante Luan, ídolo Atleticano!
Eterno, Ziraldo! ???? pic.twitter.com/FJAm7IfWOL
— Atlético (@Atletico) April 6, 2024
A Sociedade Esportiva Palmeiras lamenta o falecimento do desenhista e escritor Ziraldo, aos 91 anos. Criador de personagens icônicos, entre eles o Menino Maluquinho, Ziraldo lançou em 2010 o livro ilustrado "Verdão, o Campeão do Século". Desejamos força aos familiares, amigos e… pic.twitter.com/tCcKyoW1OH
— SE Palmeiras (@Palmeiras) April 6, 2024
O São Paulo lamenta o falecimento do grande artista Ziraldo.
Em 1989, Ziraldo criou esta versão do nosso mascote, o Santo Paulo.
Desejamos força aos familiares e amigos neste momento, com a certeza de que sua arte estará para sempre na história brasileira. pic.twitter.com/fH0yGxQWNO
— São Paulo FC (@SaoPauloFC) April 6, 2024
Hoje, o Brasil se despede de um ícone da literatura e da ilustração. Nos deixou neste sábado (6), Ziraldo, chargista, desenhista, jornalista e escritor.
Em suas obras, alguns trabalhos envolveram o futebol e o nosso Timão.
O Corinthians se solidariza com amigos, familiares e… pic.twitter.com/FFbrVlJdlw
— Corinthians (@Corinthians) April 6, 2024
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br