O Vasco usou as redes sociais para parabenizar um dos maiores ídolos de sua história: Edmundo. O ‘Animal’ completa 53 nesta terça-feira (2) e recebeu os parabéns do clube que o revelou.
Edmundo conquistou dez troféus em São Januário, sendo dois de maior importância. Ele participou da campanha do título carioca de 1992, que culminaria no último tricampeonato do Vasco, entre 92 e 94.
???????????????????????? ????
O ídolo Edmundo está completando 53 anos! ????
???? Brasileiro de 97
???? Carioca de 92AH, É EDMUNDO! ?????#VascoDaGama pic.twitter.com/HKUKk47Tdl
— São Januário (@saojanuario) April 2, 2024
LEIA MAIS: Vasco lança coleção de camisas dos 100 anos da Resposta Histórica
Posteriormente, foi o melhor jogador do Campeonato Brasileiro de 1997, conquistado pelo próprio Cruz-Maltino. Em um ano espetacular, Edmundo foi o artilheiro, batendo recorde de gols em uma edição – 29 (perdurou até 2003), e o de mais gols num único jogo: seis. Este, aliás, perdura até os dias de hoje.
O título veio após dois empates por 0 a 0 contra o Palmeiras, mas o jogo mais guardado na memória da torcida é na semifinal, contra o Flamengo. Edmundo teve atuação épica, marcando, assim, três vezes na goleada por 4 a 1, com direito a gol de placa, recorde batido e comemoração memorável.
Há 21 anos, Edmundo se tornava o maior artilheiro de uma edição do Campeonato Brasileiro. O "Animal" atingiu esta marca (29 gols – recorde batido apenas em 2003) na vitória 4×1 contra o Flamengo. Nesta partida, Edmundo marcou 3 gols.#VascoDaGama #CentroDeMemória pic.twitter.com/5V2Ao3LMgq
— Vasco da Gama (@VascodaGama) December 3, 2018
Entre idas e vindas, o Animal ainda atuou no Vasco em outras três oportunidades – foram cinco no total. As já citadas em 1992 e entre 1996-1997. Voltou entre 1999-2000, 2003 e retornou, então, para encerrar a carreira em 2008.
Despedida
Pelo Gigante da Colina foram 135 gols em 243 jogos. Ele só viria a se despedir de forma oficial do futebol quatro anos depois em amistoso contra o Barcelona de Guayaquil-EQU, time que o Vasco derrotou na final da Copa Libertadores de 1998.
O jogador não esteve presente em tal conquista, o que sempre é lembrado pelo ex-craque em entrevistas. Com isso, em março de 2012, o presidente do Vasco à época, Roberto Dinamite, organizou a partida contra o time equatoriano. Com atuação fantástica, e, claro, dois gols de Edmundo, o Cruz-Maltino trucidou os rivais por 9 a 1, em São Januário.
Visceral. Animal.
Feliz aniversário, Edmundo! ????????#VascoDaGama pic.twitter.com/U1iV6TNBwj
— Vasco da Gama (@VascodaGama) April 2, 2023
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br