Futebol feminino

Real entra em campo contra Botafogo, com desfalque na equipe titular

O Real vem da primeira vitória do ano, mas tem o pior ataque do campeonato, empatado com o Atlético-MG

O gramado sintético do estádio Nilton Santos pode ser um adversário a mais para o Real Brasília, hoje, às 15h, na quarta rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. Depois de estrear no impecável piso natural da Vila Belmiro e de mandar duas partidas no tapete do Defelê, na Vila Planalto, as Leoas do Planalto terão pela frente o Botafogo.

O time alvinegro disputou uma partida no popular Engenhão. O gramado não fez diferença. O Grêmio ignorou o fator casa e venceu por 2 x 0 na segunda rodada. O Centro de Treinamento do Real ainda não tem uma opção de chão artificial para simulações de jogo em arenas como a do Botafogo. Não houve tempo também para uma atividade no palco da partida.

"Infelizmente, não tivemos a condição de realizar um preparo no campo sintético, mas reunimos informações para orientar nossas atletas, principalmente sobre a velocidade do jogo, e amanhã (hoje) tentar se adaptar o mais rapidamente possível", afirmou ao Correio o técnico das Leoas, Dedê Ramos.

Real Brasília e Botafogo buscam uma sequência de resultados. No último sábado, as Leoas conquistaram a primeira vitória da temporada contra o Avaí/Kindermann, por 1 x 0. Agora a busca é por um resultado positivo fora de casa. Na estreia, elas empataram com o Santos, na Vila Belmiro. As Gloriosas também garantiram os primeiros três pontos na última rodada, porém em um duelo com mais obstáculos. O confronto foi com o vice–campeão da Libertadores, Palmeiras, em São Paulo, no qual conseguiram vencer por 2 x 0.

Entre os desafios do Real está o desfalque da meia titular Lorena Bedoya na equipe do Real Brasília. No último jogo, a colombiana sofreu lesão em uma disputa de bola e foi retirada do campo. O técnico Dedê Ramos tem dúvida em relação a quem substituirá a jogadora.

Ambos times estão empatados na tabela com quatro pontos, porém o alvinegro está à frente devido ao saldo de gols. Mesmo fora da zona de rebaixamento, na 11ª colocação, o Real tem o pior ataque no campeonato até o momento com apenas dois gols marcados. O desempenho ofensivo é semelhante ao do lanterna Atlético-MG. O Botafogo contabiliza três bolas na rede.

O último confronto direto foi em abril de 2021, com a vitória do Real Brasília por 1 x 0 na Série A1 do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca é comandada por um técnico experiente. Jorge Barcellos comandou a Seleção Brasileira feminina. Ele era o técnico na conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos do Rio-2007, no vice na Copa do Mundo de 2007 e na prata nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.

Nos bastidores, o presidente do Real Brasília, Luis Felipe Belmonte, se mobiliza judicialmente contra a denúncia da Ferroviária de importunação sexual na partida realizada no último dia 19. A procuradoria do STJD pediu a abertura de inquérito a fim de apurar o pedido da CBF. A fisioterapeuta Ariane Falavinia, que também trabalha para a Seleção feminina, teria ouvido um funcionário do Real fazer comentários sobre a profissional. A súmula da árbitra Luciana Mafra Leite registra: "Pode mandar ela vir para cá, ela é gostosa".

Em entrevista ao Correio, o presidente do Real, Luis Felipe Belmonte, negou as acusações usando vídeos e fotos. Ontem, ele afirmou que está tomando as medidas cabíveis. "Já está pronto o processo. Já reunimos toda a documentação e provas. Estaremos dando entrada nos procedimentos para reparação", afirmou o dirigente.

*Estagiária sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas