Futebol

Sinais de alerta para o Brasileirão: veja os desempenhos nos estaduais

Corinthians fora do Paulistão, São Paulo salvo pelo gongo, Botafogo disputando bi do prêmio de consolação e pequeno peitando Gigante da Colina: o desempenho do seu clube nos torneios domésticos a pouco mais de um mês do começo do Nacional

Dos 20 times candidatos ao título do Campeonato Brasileiro em 2024, 18 ainda sonham com título estadual neste início de temporada. As exceções são o Corinthians e o Botafogo. A lista de vexames poderia ser maior. Ontem, o São Paulo esteve muito próximo de ficar fora das quartas de final do Campeonato Paulista. O atual campeão da Copa do Brasil e da Supercopa foi salvo por uma cobrança de pênalti convertida pelo ídolo Lucas Moura nos acréscimos da vitória por 3 x 2 contra o Ituano, no estádio Novelli Júnior.

Em êxtase, Lucas Moura foi para a galera comemorar a salvação com o pai e aliviou o técnico Thiago Carpini. Sob pressão, o treinador cometeu erros inadmissíveis contra o Ituano e tornou o jogo dramático. Tenso, o dono da prancheta tricolor foi flagrado batendo boca com torcedores anfitriões. “Tinha três ou quatro pessoas no alambrado que conheço, são desafetos que a vida e o futebol nos dão. Em um estádio muito pequeno, com ofensas de cunho muito pessoal direcionada aos meus filhos, minha esposa, há um limite”, argumentou.

No Rio, a torcida do Vasco saiu desconfiada do Maracanã. Depois de sofrer para avançar à terceira fase da Copa do Brasil contra o Água Santa, a equipe comandada pelo técnico argentino Ramón Díaz teve dificuldade contra o Nova Iguaçu. Sensação do Carioca, o time da Baixada Fluminense silenciou parcialmente a torcida cruzmaltina ao abrir o placar, porém não suportou a pressão e cedeu a igualdade. Lucas Piton resolveu.

O resultado não  interessa ao Vasco. Vice-campeão da Taça Guanabara, o Nova Iguaçu tem a vantagem de dois resultados iguais para avançar à final contra o sobrevivente entre Flamengo e Fluminense. “É seguir competindo. Estou muito orgulhoso da equipe e os torcedores também têm que estar orgulhosos”, discursou o técnico Ramón Díaz. O Vasco vai chegar à final (bate na mesa)”, bancou. Profético, ele disse que o Vasco não seria rebaixado para a Série B no ano passado. Cumpriu.

 

Correio Braziliense - Desempenho dos times nos campeonatos estaduais

Mais Lidas