A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou nesta sexta-feira (15/3) os grupos, o regulamento geral e as cotas de premiação da Série D de 2024. Representando o Distrito Federal na 11ª tentativa de recolocar o quadradinho na terceira divisão, Real Brasília e Brasiliense estão juntos na chave A5 e conheceram os adversários que terão pelo caminho na briga pelo acesso. A bola começa a rolar em 28 de abril, com previsão de encerramento em 29 de setembro.
Na rodada de abertura, o Leão, atual campeão estadual, visita o Capital, no Tocantins, enquanto o Jacaré recebe o Anápolis (GO) em casa. Completam o grupo apenas equipes do Centro-Oeste, com Crac (GO), Iporá (GO), União (MT) e Mixto (MT).
Assim como na edição de 2023, o campeonato funciona com oito grupos, separados com oito equipes em cada. Os quatro melhores classificados em cada chave avançam para a etapa de mata-mata, começando na segunda fase já com confrontos de ida e volta, depois oitavas de final e assim por diante. O quarteto de semifinalistas conquista a vaga na Série C do ano seguinte. O VAR será usado a partir das oitavas.
Para a nova temporada, a CBF aumentou o valor pago como cota de participação para as 64 equipes. Na primeira fase, todos recebem a bagatela de R$ 400 mil, e, em seguida, a cada etapa avançada serão mais R$ 150 mil embolsados.
A última vez do Distrito Federal representado na terceira divisão foi em 2013, ano do rebaixamento do Brasiliense. A última tentativa de retorno, no ano passado, terminou com o próprio Jacaré eliminado na segunda fase e o Ceilândia nas oitavas, após perder nos pênaltis.
Confira os grupos da Série D 2024
Grupo A1
Humaitá
Rio Branco-AC
Manauara
Manaus
Princesa do Solimões
Trem-AP
Porto Velho
São Raimundo-RR
Grupo A2
Maranhão
Moto Club
Águia de Marabá
Cametá
River-PI
Fluminense-PI
Altos
Tocantinópolis
Grupo A3
Atlético-CE
Maracanã-CE
Iguatu
Sousa
Treze
América-RN
Potiguar de Mossoró
Santa Cruz-RN
Grupo A4
ASA
CSE-AL
Jacuipense
Juazeirense
Retrô
Petrolina
Itabaiana
Sergipe
Grupo A5
Brasiliense
Real Brasília
Anápolis
Crac
Iporá
União-MT
Mixto
Capital-TO
Grupo A6
Itabuna
Real Noroesta-ES
Serra
Democrata-MG
Ipatinga-MG
Audax-RJ
Portuguesa-RJ
Nova Iguaçu
Grupo A7
Pouso Alegre
Patrocinense
Costa Rica-MS
Maringá
Água Santa
Inter de Limeira
Santo André
São José-SP
Grupo A8
Cascavel
Cianorte
Avenida-RS
Brasil de Pelotas
Novo Hamburgo
Barra-SC
Concórdia
Hercílio Luz-SC
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br