CAMPEANATO CARIOCA

Vasco bate o Botafogo de virada e vence primeiro clássico no ano

Cruz-Maltino venceu por 4 a 2 no Estádio Nilton Santos com dois gols de do argentino Vegetti, que foi às redes pela primeira vez em 2024

Deu Vasco no Clássico da Amizade. Neste domingo, pela nona rodada do Campeonato Carioca 2024, o Cruz-Maltino bateu o Botafogo por 4 a 1, de virada, no Estádio Nilton Santos. Eduardo abriu o marcador para o Glorioso, mas Galdames, Lucas Piton e Vegetti (duas vezes) deram a vitória ao time de São Januário. No fim, Eduardo, de bicicleta, marcou mais um para o Alvinegro.

Dessa forma, com o resultado, o Vasco chegou aos 16 pontos, ultrapassou o rival e entrou no G4, agora na terceira colocação. O Botafogo, porém, saiu da zona de classificação para as semifinais e segue com 14 pontos, na quinta posição. O Nova Iguaçu, que ainda joga na rodada, poderá chegar aos 18 pontos.

Primeiro tempo

Os 45 minutos iniciais fora muito animados, e as equipes foram para o intervalo empatando em 1 a 1. Logo com dois minutos, Victor Sá tabelou com Eduardo e bateu na saída de Léo Jardim para marcar. O VAR, porém, assinalou impedimento do camisa 7 em lance ajustado e polêmico. Aos 20, contudo, o Alvinegro balançou as redes para valer. Em contra-ataque, Eduardo arrancou, tocou para Tiquinho fazer pivô e recebeu de volta. De primeira, o camisa 33 bateu no ângulo e fez um golaço. O Cruz-Maltino, que estava perdido até a parada técnica, se encontrou em campo e empatou aos 28, após conversa com Ramón Díaz. Payet, na entrada da área, achou passe genial para Galdames. O chileno dominou no peito, parou em Gatito, mas pegou o rebote e deixou tudo igual no Nilton Santos.

Segundo tempo

A etapa final foi emocionante de novo. Com menos de um minuto, em boa jogada pela esquerda, Piton recebeu bom passe de Zé Gabriel e bateu com a parte de fora do pé para vencer Gatito Fernández e virar o placar. O Botafogo até tentou ensaiar uma pressão, mas foi o Vasco que soube aproveitar para ampliar. E justamente pressionando a saída do Alvinegro. Aos 20, Gatito lançou para Hugo, que dominou errado, perdeu para Paulo Henrique e derrubou o lateral vascaíno na área. O juiz deu pênalti, e Vegetti deslocou o goleiro para fazer o terceiro do Vasco, seu primeiro na temporada 2024. Aos 37, Pumita cruzou rasteiro para Vegetti, que se antecipou à marcação e acertou o travessão. Na volta, contudo, a bola bateu em Gatito e entrou. O Botafogo até diminuiu, aos 40, com um golaço de bicicleta de Eduardo, mas não foi o suficiente.

Sequência

Botafogo e Vasco agora pensam em coisas diferentes durante a semana. O Glorioso, na quarta-feira, encara o Aurora (BOL), fora de casa,  pela segunda fase prévia da Libertadores. O Cruz-Maltino, porém, só entra em campo no sábado, pelo Cariocão, contra o Volta Redonda, em casa.

BOTAFOGO 2 X 4 VASCO

Campeonato Carioca 2024 – Nona rodada

Data: 18/02/2024, às 16h (de Brasília)

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)

BOTAFOGO: Gatito Fernández; Damián Suárez (Mateo Ponte, 16’/2ºT), Lucas Halter, Alexander Barboza e Hugo; Danilo Barbosa (Marlon Freitas, 16’/2ºT), Tchê Tchê (Kauê, 41’/2ºT) e Eduardo; Savarino (Junior Santos, 25’/2ºT), Victor Sá (Emerson Urso, 41’/2ºT) e Tiquinho Soares. Técnico: Tiago Nunes

VASCO: Léo Jardim; Rojas, Maicon e Léo; Paulo Henrique (Puma Rodríguez, 31’/2ºT), Zé Gabriel (Praxedes, 31’/2ºT), Galdames (Lucas Eduardo, 41’/2ºT), Payet (Mateus Carvalho, 25’/2ºT) e Lucas Piton; David (Adson, 31’/2ºT) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz

Gols: Eduardo, 20’/1ºT (1-0); Galdames, 28’/1ºT (1-1); Lucas Piton, 0’/2ºT (1-2); Vegetti, 22’/2ºT (1-3); Vegetti, 37’/2ºT (1-4); e Eduardo, 40’/2ºT (2-4)

Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães

Assistentes: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Thiago Henrique Neto Corrêa Farinha
VAR: Rodrigo Nunes de Sá

Cartão Amarelo: Danilo Barbosa, Junior Santos e Tchê Tchê (BOT); Ramón Díaz, Galdames, Paulo Henrique e Pumita Rodríguez (VAS)

 

Mais Lidas