O Sousa fez história na Copa do Brasil ao eliminar o Cruzeiro na primeira fase, justamente o maior vencedor do torneio com seis títulos. O triunfo por 2 a 0 na quarta-feira (21) ocorreu no Marizão, na Paraíba. Fundado em 10 de julho de 1991, o clube despertou o interesse nacional por uma particularidade. Afinal, tem um dinossauro no escudo.
O animal pré-histórico, portanto, foi a escolha para ser mascote e dar apelido ao Sousa. Dinossauro Verde do Sertão, Dinossauro do Sertão ou simplesmente Dino são algumas das alcunhas atribuídas ao clube. E um motivo bem interessante, aliás, é o responsável por isso.
O município de Sousa, localizado no Sertão Paraibano e a pouco mais de 400 km de João Pessoa, capital da Paraíba, pode se orgulhar por ser uma das sedes, desde o fim de 2002, do Monumento Nacional Vale dos Dinossauros. Um sítio paleontológico, aliás, com estrutura impecável e com descobertas científicas que servem como referência para várias pesquisas ao redor do mundo.
Registros mais importantes estão em Sousa
A unidade de conservação é conhecida, portanto, pela presença de centenas de pegadas fossilizadas de dinossauro da fase inicial do período Cretáceo. Compreende uma área de mais 1.730 km², abrangendo 30 localidades no Sertão Paraibano, entre elas Sousa, onde estão os registros mais importantes.
Lá, portanto, encontram-se rastros e trilhas fossilizadas de mais de 80 espécies. No local, houve a descoberta dos primeiros indícios de dinossauros brasileiros, no fim do século XIX.
O Sousa Esporte Clube, que caminha para completar 32 anos de história, ostenta dois títulos da Primeira Divisão do Campeonato Paraibano, em 1994 e 2009. Seu estádio, o Marizão, tem capacidade para 14 mil torcedores. Na última quarta, os presentes à “Bombonera do Sertão”, como o local é carinhosamente chamado, presenciaram o maior resultado da história do clube paraibano, que pode seguir escrevendo uma inesquecível história na Copa do Brasil.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br