Museu do Fluminense FC

Fluminense divulga informações sobre inauguração do museu em Laranjeiras

Taça da Libertadores estará no Museu do Fluminense FC, com espaço especial

Taça da Libertadores estará no Museu do Fluminense FC, com espaço especial  -  (crédito: - Foto: Divulgação/Fluminense)
Taça da Libertadores estará no Museu do Fluminense FC, com espaço especial - (crédito: - Foto: Divulgação/Fluminense)

O Fluminense inaugura seu museu na próxima segunda-feira (26/02), em evento exclusivo para convidados e imprensa, e aberto ao público no dia seguinte, terça (27/02). De acordo com o clube, o espaço, totalmente remodelado, abriga a taça da Libertadores e traz experiências inéditas ao torcedor que for à sede de Laranjeiras conhecer um pouco mais da história tricolor.

“O Museu é mais um passo que damos no resgate das tradições e valores do Fluminense. Ele foi concebido com visão artística apurada. Optamos pela técnica expositiva clássica, em contraposição ao uso de leds e outros dispositivos que são empregados atualmente. O Fluminense sempre valorizou a arte. E nós honramos essa tradição”, disse o presidente do Fluminense, Mário Bittencourt ao site oficial do clube carioca.

O Museu Fluminense FC não pretende contar a história de forma linear, mas sim em capítulos. Cada sala, portanto, conta uma história como se fosse em um ato teatral. Há Maria Bethânia recitando o poema “O Campo”, de João Cabral de Melo Neto, e Chico Buarque com a canção “Bom Tempo”, que está impressa e é ouvida no final da visita, além de outro texto dele, da música “O Futebol”.

“Contar a história do Fluminense significa contar uma história através dos documentos, da emoção, da poesia, da música, das conquistas, de Xerém. Para contar essa história, são necessários muitos elementos. E a gente tentou nesse Museu, pequeno do ponto de vista de espaço, mas imenso do ponto de vista do conteúdo, narrar com emoção a importância do clube, da torcida e de toda a equipe que faz parte da instituição. Eu, hoje, também me sinto parte do Fluminense”, afirmou Bia Lessa.

Espaço especial para torcedores

Para executar a obra, Bia contou com nomes de peso do mundo artístico. Paulo Pederneiras (diretor artístico e fundador do Grupo Corpo) assina a luz da Sala de Troféus. E o designer de som e produtor de trilhas sonoras Dany Roland é o responsável pela parte musical. O clube construiu o espaço com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da TIM.

Por fim, haverá um ambiente para ídolos e torcida. Nele, o clube recobriu as paredes com cerca de 14 mil fotos de torcedores em formato 7 cm x 7 cm, impressas de forma especial. Para ter sua foto na parede desse ambiente, o torcedor deve pagar uma taxa que varia de acordo com a localização. . O prazo mínimo para a permanência das fotos é de dois anos – e os primeiros a chegar terão preferência na renovação.

SERVIÇO

Funcionamento
– Terça a sexta-feira: das 10h às 18h
– Sábado, domingo e feriados: das 10h às 16h
– Segunda: fechado para manutenção

Preços
– Sócios R$ 25
– Não-sócios: R$ 50

Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.

 

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 21/02/2024 19:30
x