XADREZ

Indiano de 8 anos se torna o mais jovem a vencer um grão-mestre do xadrez

O pequeno prodígio conquistou o feito em um torneio internacional na Suíça

Ashwath Kaushik -  (crédito: Reprodução/Federação de Xadrez de Cingapura)
Ashwath Kaushik - (crédito: Reprodução/Federação de Xadrez de Cingapura)

Ashwath Kaushik, um indiano de apenas 8 anos, ganhou de um grande mestre do xadrez no Burgdorfer Stadthaus Open, na Suíça, e se tornou a pessoa mais jovem a conquistar o feito. O adversário do prodígio era Jacek Stopa, de 37 anos, um jogador polonês de grande experiência.

Kaushik começou a chamar a atenção no xadrez competitivo ao longo dos últimos anos, quando venceu diversas competições juvenis. Agora, porém, está competindo contra adultos.

Ao chess.com, o pai de Ashwath disse que nem ele nem a mãe do menino têm histórico de jogar xadrez. Ele afirmou ter sido uma surpresa ver o desempenho do filho, que, segundo ele, pratica cerca de sete horas por dia.

Em janeiro, o mesmo recorde havia sido quebrado por Leonid Ivanovic, porém Ashwath é cinco meses mais novo, se tornando o mais jovem a ganhar de um grande mestre.

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 21/02/2024 09:09
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação