Não será nesta temporada que Andrey Santos atuará pelo Chelsea na Premier League. No último dia da janela de transferências na Europa, o clube inglês anunciou o empréstimo do volante para o Strasbourg, da França. Ambas as equipes pertencem ao grupo do empresário norte-americano Todd Boehly. O jogador se apresenta após a disputa do torneio Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira, que garantiu a vaga no quadrangular final para tentar carimbar a vaga para a disputa da próxima edição das Olimpíadas de Paris, em julho deste ano.
O volante brasileiro ainda não estreou pelo Chelsea, apenas participou da última pré-temporada. Em seguida, os Blues o emprestaram ao Nottingham Forest, também da Inglaterra. Após boa apresentação na pré-temporada, a expectativa era que ele se adaptasse com facilidade por teria companhia de outros brasileiros, como o zagueiro Murillo, ex-Corinthians, e Danilo, ex-Palmeiras.
Entretanto, Andrey não conseguiu ter sequência no Forest, pois atuou em apenas duas partidas, uma como titular e outra saindo do banco. Com isso, ele deixou o clube antes do fim de seu empréstimo, até junho de 2024. O Chelsea anunciou seu retorno em janeiro.
LEIA TAMBÉM: Andrey celebra classificação do Brasil no Pré-Olímpico: ‘Todos são importantes’
No futebol francês, Andrey Santos vai ser companheiro do atacante Ângelo, ex-Santos, que também pertence ao Chelsea e está emprestado ao Strasbourg. O jogador disputou 20 jogos pela equipe e conta com duas assistências.
Chelsea e Strasbourg estão no meio da tabela
Ambas as equipes estão no meio da tabela em seus respectivos campeonatos e na mesma posição. O Chelsea ocupa a modesta décima colocação no Inglês, 12 pontos atrás do último time que estaria classificado para a Liga dos Campeões.
O Strasbourg, por sua vez, também ocupa a décima posição no Francês, a dez de chegar ao G3, grupo que estaria classificado para a principal competição continental da Europa.
Saída do Vasco e retorno por empréstimo frustrado
Andrey deixou o Cruz-Maltino em janeiro do ano passado repleto de expectativa pelo destaque que demonstrou na disputa da Série B de 2022 e pelo seu talento. Inclusive, foi o vice-artilheiro do torneio com oito gols em 33 jogos. O Gigante da Colina concordou com oferta de 12,5 milhões de euros (R$ 68,5 milhões na cotação da época) pelo volante em janeiro do ano passado.
Ele não conseguiu, à época, o visto de trabalho para atuar na Premier League. Assim, a alternativa para que não ficasse somente treinando era emprestá-lo. O Chelsea abriu negociações com o Palmeiras, mas exigiu que o empréstimo fosse de apenas seis meses, fato que fez o clube paulista declinar. Já o Vasco acatou todas as premissas dos Blues.
Na sequência, o Vasco precisou acertar o repasse de 30% do valor da transferência do jogador para o Chelsea. Isso porque o Cruz-Maltino atrasou o pagamento dos R$ 20,5 milhões que Andrey e seus representantes tinham direito. O atleta recusou a primeira oferta de parcelamento em três vezes da dívida do Gigante da Colina e demonstrou chateação. Posteriormente, indicou que aceitava receber o valor em duas vezes.
Meia entrou em litígio com o Vasco
O volante retornou ao Vasco, no início da temporada passada, mas não conseguiu repetir o bom rendimento quando subiu ao profissional em 2022. Afinal, disputou apenas 11 jogos e marcou um gol. O seu período de empréstimo no Cruz-Maltino também foi prejudicado. Isso porque uma das exigências dos Blues era que ele fosse liberado para disputar o Mundial sub-20 com a Seleção Brasileira na temporada passada.
Outro fator que atrapalhou o desempenho de Andrey foi o fato de que, mesmo com a renegociação, o Gigante da Colina novamente não respeitou o novo acordo. Dessa vez, os seus empresários ameaçaram acionar o clube carioca na Justiça por meio de seu advogado.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br