Olimpíadas 2024

Paris-2024: entenda a história do mascote da competição

Phryges são uma representação ideológica importante para os franceses

Faltam apenas seis meses para o começo dos Jogos Olímpicos de Paris-2024 e os amantes de esportes já estão ansiosos para acompanhar a competição. O local está definido, os atletas já estão a todo vapor na preparação e o mascote também já foi divulgado para o maior evento esportivo do mundo.

O mascote escolhido para os jogos fugiu da habitual escolha de um animal ou de algo associado ao país e mirou em uma escolha de "ideal". Os mascotes, nomeados de Phryges, fazem referência aos barretes frígios, uma espécie de gorro que representa a liberdade para os franceses.

Esses barretes são um símbolo de liberdade muito importante da história francesa e também da República nas instituições francesas. Ícones do país como moedas e selos carregam os gorros em seus desenhos.

Divulgação/Paris-2024 -

Além da referência aos gorros, os mascotes contam também com um olho expressivo e desafiador feitos de uma "coroa da França", um nó de laços que é o ornamento nacional francês.

"Elas são as protagonistas de uma grande tribo, são parte da família de Phryges. Elas existem há milhares de anos e estavam presentes durante vários eventos-chave na história da França", explicou a Diretora de Marca de Paris 2024 Julie Matikhine durante evento em 2022.

"Agora elas retornaram para este grande evento na França (os jogos olímpicos e paralímpicos) para liderar uma missão de revolução pelo esporte. O objetivo é mostrar que o esporte pode mudar tudo na sociedade, que o esporte e seus valores podem fazer grandes coisas. É sobre fraternidade, solidariedade e ajuda a sociedade a crescer", pontuou na data.

As olimpíadas e os Jogos Paralímpicos vão carregar esse símbolo de liberdade em seus respectivos mascotes a Phryge Olímpica e a Phryge Paralímpica, que tem uma deficiência visível também como uma mensagem: a da promoção da inclusão.

https://www.correiobraziliense.com.br/webstories/2024/01/6789882-5-passos-para-acessar-o-canal-do-correio-braziliense-no-whatsapp.html

Mais Lidas