Futebol

Candangão 2024: Guia da Rodada 2 do Campeonato do Distrito Federal

Saiba quais são os cinco jogos da rodada de número dois da corrida pelo título do principal torneio de futebol da capital, os locais das partidas, horários e onde assistir se não puder ir ao estádios

A segunda rodada da edição de 2024 do Candangão chegou. Com três jogos no sábado (20/1) e dois no domingo (21/1), a nova leva de partidas chegará com clássico candango, confronto de alto nível técnico e ainda um embate entre um recém promovido e o atual campeão. O carro-chefe do primeiro dia residirá no Abadião, com o confronto entre Ceilândia e Brasiliense. A partida está marcada para às 15h30.

As equipes, membros do Grupo 5 durante a Série D em 2023, se reencontrarão pela primeira vez desde a disputa do torneio nacional. Na ocasião, o líder da chave foi o Gato Preto. Com 28 pontos, acabou empatando com o rival na última vez em que o recebeu no Abadião. Já o Jacaré, finalizou na quarta posição. Buscará, além disso, manter a invencibilidade de 16 partidas diante do adversário.

A sequência de partidas, no entanto, será inaugurada um pouco mais cedo. Às 10h, o Samambaia receberá a equipe do Paranoá, no Rorizão. A partida será a primeira desta edição do torneio no estádio. Mais tarde, também às 15h30, a arena na região de Samambaia também será palco para a partida entre Planaltina e Real Brasília.

De volta à elite candanga após 26 anos, o Galo buscará se revigorar diante do atual campeão, o Real Brasília. Na estreia, foi derrotado, no Bezerrão, pelo Gama. Os Leões do Planalto, porém, também perderam. O algoz foi o Ceilândia.

No domingo, o destaque fica com Capital e Gama. No Estádio JK, as equipes de maior torcida do DF estarão frente a frente com possibilidades distintas para cada um dos lados. O Capital, após o empate no clássico contra o Paranoá, correrá atrás dos primeiros três pontos no torneio. 

Já o Gama, venceu o Planaltina na estreia, na reabertura do Bezerrão. Caso vença e conte com uma combinação favorável de resultados, será líder. Pela manhã, às 10h, o Ceilandense enfrentará o Santa Maria. Enquanto o mandante foi goleado na estreia, o visitante venceu. A seguir, o Correio Braziliense apresenta o melhor da segunda rodada do Candangão 2024. 

Samambaia x Paranoá

O Cachorro Salsicha jogará pela primeira vez no torneio diante da própria torcida na busca pela primeira vitória. Na rodada inaugural, o algoz foi o Santa Maria. Com retrospecto equilibrado no Rorizão, ao menos na temporada passada, poderá, dessa vez, contar com a experiência do treinador Vilson Taddei para alçar voos maiores do que apenas a sétima colocação da última edição. A Cobra Sucuri, semifinalista em 2023, foca em surpreender novamente. Quarto colocado após o empate no clássico contra o Capital, na primeira rodada, poderá ter à disposição uma defesa cuja a última atuação foi sólida. Afinal, não sofreu gols diante do bem reforçado rival. 

Horário: Sábado, às 10h

Local: Rorizão, Samambaia

Transmissão: TV Samambaia

Ceilândia x Brasiliense 

O confronto entre Gato Preto e Jacaré é um dos mais aguardados do futebol local. Apesar de tudo, trata-se do encontro entre um dos mais tradicionais times da capital federal, diante de um dos mais vencedores da cidade. As decisões de Candangão vividas em dois anos seguidos, 2021 e 2022, também fortificaram a rivalidade. Bicampeão em cima do adversário, a equipe amarela possui a tabu a cumprir. Afinal, não perde há 16 jogos para o alvinegro. Em relação às estreias, ambos foram felizes. Em casa, o Brasiliense venceu o Ceilandese, por 5 x 1. O Ceilândia, visitante, venceu o Real Brasília, por 1 x 0. Enquanto o mandante da vez é o quarto colocado, o visitante é o líder. 

Horário: Sábado, às 15h30

Local: Abadião, Ceilândia

Transmissão: Esportes Brasília e FFDF TV (Youtube)

Planaltina x Real Brasília

Recém-promovido, o Galo terá mais um difícil confronto pela frente. Com outro candidato ao título como adversário, poderá, ao menos, contar a presença da própria torcida no Rorizão. Apesar do difícil confronto, poderá ter a favor de si a boa performance mostrada no Bezerrão, contra o Gama. Mesmo com muito barulho da torcida verde, mostrou resiliência e momentos positivos até sofrer o primeiro gol. O Real Brasília, também derrotado na estreia, é outro em busca dos três pontos. Diante de um rival menos estruturado e tradicional do que o Ceilândia, os Leões do Planalto, mesmo longe do Defelê, deverão ter, ao menos no papel, mais tranquilidade. São os donos do favoritismo no confronto. 

Horário: Sábado, às 15h30

Local: Rorizão, Samambaia

Transmissão: TV Planalto 

Ceilandense x Santa Maria

Indo de encontro com a opinião emitida pelo 'Correio Sincerão', o confronto no Serejão colocará frente a frente candidatos à luta contra o rebaixamento. Apesar disso, viveram momentos diferentes durante as respectivas estreias. O Ceilandense acabou goleado pelo co-irmão, Brasiliense. Neste momento, é a pior defesa do campeonato. O Santa Maria, enquanto isso, estreou com vitória. Apesar de ter sofrido durante a ida ao Bezerrão, conseguiu driblar os percalços e vencer o Samambaia. O jogo, apesar disso, tem tudo para ser muito disputado. Afinal, ambos os protagonistas da partida reformularam os respectivos elencos quase inteiramente para a temporada. 

Horário: Domingo, às 10h

Local: Serejão / Estádio Boca do Jacaré, Taguatinga

Transmissão: Esportes Brasília e TV Ceilandense (Youtube)

Capital x Gama

No Estádio JK, Coruja e Periquito se enfrentarão em meio a busca por protagonismo após passados recentes diferentes. Enquanto o Capital viveu a melhor campanha da própria história com a semifinal local em 2023, o Gama tenta voltar a primeira decisão desde 2020, de volta ao Bezerrão após quase três anos. O Coruja remontou o elenco com chegadas expressivas de calejados jogadores. O Gama, conta com um mix entre a experiência, e os jovens da base. Ambos apostaram em treinadores portadores de trajetórias de sucesso durante a Série D de 2023. Ao mesmo tempo que possui diferenças, o embate no Paranoá também chegará com algumas semelhanças. 

Horário: Domingo, 15h30

Local: Estádio JK, Paranoá

Transmissão: Esportes Brasília e FFDF TV (Youtube)

*Estagiário sob a supervisão de Danilo Queiroz

 

 

 

 

 

 

Mais Lidas