Temporada 2023/2024: 304 minutos em 10 jogos (time fez 18 jogos)
Segundo o portal “ge”, o atacante ganhou seis quilos (o peso passou para 60kg para 66kg) desde sua passagem por General Severiano, fruto deste esforço extracampo. O estilo, no entanto, permanece o mesmo: muita velocidade e qualidade no drible. Se não o suficiente para o Lyon, que amarga a zona de rebaixamento na Ligue 1 e vive um processo emergencial de reformulação, o Alvinegro espera que Jeffinho possa ajudar muito, especialmente na Libertadores. Afinal, a competição surge como o maior desafio do Botafogo em 2024.
Savarino: brilho, camisa 10 e valorização
Por outro lado, o outro Jefferson, este nascido na Venezuela, viveu um ano de consagração na MLS. Aos 27 anos, teve sua melhor fase pelo Real Salt Lake, que também havia defendido antes da passagem pelo Atlético-MG. Foram 34 jogos e 2023, com 15 participações diretas em gols. por sinal. Mesmo sendo ponta de velocidade, Savarino gosta de entrar na área e concluir. Assim, balançou as redes 11 vezes. Isso é, por exemplo, mais do que Jeffinho, de 24 anos, em toda a carreira profissional.
“Foi, sem dúvida, o maior jogador do time, seguido de perto do colombiano Diego Luna. Seu estilo agressivo pela ponta foi decisivo em vários momentos. Muitos até questionavam quanto tempo ele duraria no clube, já que tem potencial para estar em algumas das melhores ligas do mundo. Só teve um atrito interno, que foi resolvido”, disse o jornalista Brian Cock, do portal ‘MLSMultiplex’, sobre um post do clube no ‘X’ (antigo Twitter) que desagradou Savarino e causou um interesse do Palmeiras.
O Salt Lake se classificou em quinto lugar na Conferência Leste e foi eliminado nas quartas de final. Com um time sem estrelas, o novo reforço do Botafogo foi não só o camisa 10, mas a principal referência técnica e ofensiva. Com isso, chega ao Glorioso com status de maior contratação desta janela de transferências. A SAF segue atrás, entretanto, de mais uma fera para o setor ofensivo e já fez propostas por Cristian Medina, do Boca Juniors, e Benjamín Rollheiser, que saiu do Estudiantes para o Benfica.
Números de Savarino no Real Salt Lake:
Em 2023: 15 participações em gols em 34 jogos
Em 2022: 12 participações gols em 20 jogos
Quase 4 mil minutos em campo
Pela Venezuela, o atacante também atravessa momento especial. Afinal, a seleção Vino Tinto ocupa a quarta posição nas Eliminatórias da Copa de 2026 e começa a criar esperança de se classificar para o Mundial pela primeira vez. Savarino garantiu um gol e uma assistência em 2023. Inclusive, entrou no segundo tempo do empate em 1 a 1 com o Brasil, na Arena Pantanal.
Bem fisicamente e com ritmo de jogo, deve estar pronto para estrear no Campeonato Carioca tão logo estiver regularizado. A expectativa é a de que isso ocorra para a terceira rodada, contra o Boavista, dia 25. Ele ainda não se apresentou para os treinos em Itu, interior de São Paulo.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.