Ano novo e temporada velha, mas esperança de um recomeço para o Brasília no primeiro compromisso pelo NBB em 2024. Depois de passar o Réveillon numa sequência de oito derrotas, o time candango recebe o Pato Basquete neste sábado (6/1), às 16h, na Arena BRB Nilson Nelson, de olho não apenas em encerrar o momento ruim, mas principalmente para manter vivo o sonho de brigar por uma vaga na pós-temporada.
Atualmente em 18º na tabela, o time comandado pelo técnico Dedé Barbosa está duas vitórias atrás do Cerrado, outro representante do Distrito Federal e dono momentâneo da última posição que classifica aos playoffs. Porém, ao mesmo tempo em que uma vitória pode dar um gás para buscar o adversário, uma derrota colocaria o Brasília em último na tabela.
Com apenas três triunfos na temporada, os brasilienses irão enfrentar justamente um dos times que já venceu. No confronto entre as equipes no primeiro turno, o time da capital visitou Pato Branco, no Paraná, e levou a melhor por 78 x 80, com 42 pontos combinados para a dupla de estadunidenses, Thomas Cooper com 23 e Christian Alaekwe com 19.
Aquela vitória, inclusive, foi uma virada de chave para o Brasília. A partir dela, o time só soube o que era vencer uma vez nos quinze compromissos seguintes e começou a figurar entre as piores estatísticas da liga. Não à toa, os candangos amargam o posto de serem o pior ataque e a pior defesa entre todos os 19 concorrentes.
Se o time do DF está passando por um momento de baixa, a situação dos paranaenses é de recuperação após viver algo semelhante. Em 13º, com sete triunfos em 18 partidas, o Pato havia passado por um período de sete partidas sem ganhar, mas interrompeu a sequência superando União Corinthians (79 x 63) e Caxias (78 x 74).
A bola sobe às 16h, mês sem transmissão na TV ou nos canais do YouTube. Ainda assim, é possível acompanhar a partida ao vivo na Arena BRB Nilson Nelson. Os ingressos estão à venda no aplicativo oficial do Brasília e na porta do ginásio antes do jogo.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima