Para a formatação de novo uniforme pré-jogo, o Tolima usou, como inspiração, a eterna aliança de sua história com um gigante do continente: o Racing.
“Como a cor do céu. Sim, como em 1954, quando o azul e o branco do Racing Club nos acolheram para começar nossa história”, veiculou o clube em seu perfil nas redes sociais.
A explicação da origem dessa aliança remete as origens do clube radicado na cidade de Ibagué, distante 211 quilômetros da capital do país, Bogotá. Na oportunidade, o fundador do Tolima, Manuel Rubio Chávez pediu a seu amigo (o empresário argentino Juan Barbieri) que recrutasse atletas no seu país natal para o novo clube.
Entretanto, além da chegada de alguns argentinos em parceria com jogadores colombianos, o clube cafetero também precisou de outro ‘suporte’ portenho através do uniforme. Sendo escolhido, na época, a indumentária usada pelo Racing. Desse modo, nos primeiros três anos, a equipe hoje identificada pelo grená e dourado (cores da bandeira do departamento de Tolima) jogou de azul e branco em linhas horizontais.
Além da indumentária batizada de ‘Raízes’, outros três modelos foram lançados. Enquanto o primeiro e o segundo seguem linhas mais tradicionais, o terceiro modelo tem um conceito social importante. Totalmente na cor rosa, o uniforme busca conscientização para o combate ao câncer.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br