Basquete

Brasília e Cerrado Basquete recebem o líder Minas, pelo returno do NBB

Representantes candangos da elite do basquetebol brasileiro terão líder do campeonato pela frente na segunda rodada da metade final da temporada; No Nilson Nelson, confronto acontecerá na próxima quarta-feira (17/1), enquanto no Ginásio da ASCEB, na próxima sexta (19/1)

O desafio do Brasília será na próxima quarta-feira (17/1), no Nilson Nelson -  (crédito: Matheus Maranhão/Brasília Basquete)
O desafio do Brasília será na próxima quarta-feira (17/1), no Nilson Nelson - (crédito: Matheus Maranhão/Brasília Basquete)

O basquete candango luta para revigorar os ânimos no começo de returno do NBB. Após abrirem o ano com derrotas dentro das respectivas casas, ambos contra o Pato Basquete, do Paraná, Brasília Basquete e Cerrado Basquete vivem uma missão de evitar grandes frustrações ao final da temporada da elite do basquetebol verde-amarelo.

Superado diante da própria torcida no Nilson Nelson, o Brasília irá para a segunda rodada da metade final da temporada inserido em uma situação ruim. Afinal, após a última partida, foi empurrado para a penúltima posição da tabela. Até aqui, são apenas três vitórias e 16 derrotas, num total de 19 aparições.

Apesar de poder depositar esperanças em atletas como os alas americanos Thomas Cooper e Christian Alaekwe, as performances recentes têm dado poucos resultados. Há nove jogos sem vencer, o tricampeão nacional só foge da última colocação por ter vantagem diante do paulista Mogi das Cruzes em confronto direto. O saldo de pontos, contudo, é inferior: o mais negativo do torneio.

O próximo adversário, apesar de tudo, não traz tranquilidade. Afinal, o Minas, rival da próxima quarta-feira (17/1), com 18 vitórias e apenas três derrotas, é o líder do torneio, além de ostentar, por exemplo, o segundo melhor ataque do torneio. O Brasília, em contrapartida, tem a segunda pior defesa da liga. Um confronto entre ataque e defesa tomará forma na capital federal.

Apesar de ser um pouco melhor, a situação do Cerrado também preocupa. Antepenúltimo após cinco vitórias e 14 derrotas, também foi frustrado na última apresentação no Ginásio da ASCEB. Após abrir vantagem de 17 pontos, perdeu fôlego durante a segunda metade do confronto, e viu a chance de garantir a 16ª posição, a primeira de classificação para os playoffs, escapar por entre os dedos. Um ponto atrás de Caxias e União Corinthians, poderá voltar, no entanto, à tão perseguida colocação caso vença o Minas e conte com derrotas dos concorrentes diretos.

Em decorrência da forte forma demonstrada pelo time mineiro, contudo, deverá haver, ao menos no papel, forte dificuldade para chegar a um desfecho positivo. A partida acontecerá na próxima sexta-feira (19/1). Enquanto o primeiro confronto terá transmissão feita pelo Youtube da liga, a segunda partida será exibida sob a responsabilidade do próprio Cerrado Basquete.

*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

postado em 16/01/2024 20:00
x