Lionel Messi foi anunciado pela Fifa como vencedor do prêmio de melhor jogador de 2023 nesta segunda-feira (15/1). O argentino concorria com o norueguês Erling Haaland e o francês Kylian Mbappé. Em documento oficial, o órgão informou que o período de análise para a premiação foi 19 de dezembro de 2022 — um dia depois da final da Copa do Mundo do Catar — a 20 de agosto de 2023.
A vitória de Messi gerou revolta nas redes sociais. "Maior roubalheira de todos os tempos", "foi roubado", "só pode ser piada", foram alguns dos comentários publicados por fãs.
- Fifa The Best: confira os melhores jogadores, goleiros, técnicos e gol
- Fifa The Best 2023: Messi é eleito o melhor jogador da temporada
MAIS UMA VEZ nosso querido Messi sendo favorecido pela mamãe fifa
— lucas (@lucaxzribeiro) January 15, 2024
Apesar do grande desempenho do argentino na Copa do Mundo, vale lembrar que ela não entrou no período de análise para a premiação. Depois do mundial, Messi passou a jogar na liga americana de futebol, defendendo o Inter Miami, clube com o qual conquistou dois títulos: Ligue 1 e Leagues Cup. Em 32 jogos, fez 23 gols.
O que o Messi fez na última copa vai contar até a próxima Copa???
— covini (@vinecdias) January 15, 2024
Erling Halland, que era o favorito ao prêmio, ganhou quatro títulos no período analisado: Premier League, Copa da Inglaterra, Champions League e Supercopa da UEFA. Em 42 jogos, o norueguês fez 32 gols pelo Manchester City.
Kylian Mbappé, por sua vez, conquistou a Ligue 1, da França, pelo Paris Saint-German, e fez 27 gols em 28 jogos.
Algumas pessoas, porém, defenderam Messi pela vitória. "Merecido", "o maior de todos ganhou de novo", "mais um prêmio para a gaveta", comentaram os usuários.
messi maior da história.
— D.Freita - ??? (@diegofreit4) January 15, 2024
Messi não compareceu à premiação para receber o prêmio, nem os outros dois finalistas.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br