Santos

Santos pode ter estado de São Paulo como trunfo em 2024

Técnico do Santos, Fábio Carille já deu início ao planejamento da equipe para 2024

Técnico do Santos, Fábio Carille já deu início ao planejamento da equipe para 2024 -  (crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)
Técnico do Santos, Fábio Carille já deu início ao planejamento da equipe para 2024 - (crédito: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC)

O Santos terá o ano mais difícil da sua história em 2024. Afinal, irá disputar de maneira inédita a Série B do Campeonato Brasileiro. Porém, o Alvinegro Praiano pode ter um trunfo na temporada que precisa ser de recuperação. No caso, o calendário considerado favorável. A equipe até o momento tem a previsão de disputar 50 jogos, sendo 74% deles dentro do estado de São Paulo, tanto na Vila Belmiro como em outros estádios.

O cálculo leva em conta apenas as partidas da primeira fase do Campeonato Paulista, que serão 12. Além dos 38 compromissos pela Segunda Divisão. No estadual, caso avance para a segunda fase, aumentará o número de duelos. Vale ressaltar que a diretoria e a comissão técnica planejaram um bom desempenho para chegar com confiança na Série B.

Exatamente neste outro torneio, o Santos terá 19 jogos como mandante. Mais os confrontos com adversários paulistas na condição de visitante como Botafogo de Ribeirão Preto, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino e Ponte Preta. Assim, a soma chegaria a 25 partidas, mais as outras 12 do estadual, o que totalizaria 37, em um primeiro momento.

Ou seja, se o Santos souber aproveitar, o estado de São Paulo pode ser um trunfo. Ainda mais em uma temporada em que a equipe precisará fazer algumas viagens longas na Série B. Exemplo disso são as viagens para o norte do país, quando enfrentará o Amazonas e o Paysandu.

Calendário curto para o Santos

Outra situação atípica que o Santos passará é a ausência na Copa do Brasil e até mesmo em competições continentais. Até mesmo a mais acessível como a Sul-Americana, já que terminou a Série A dentro da zona de rebaixamento. No entanto, a não participação no torneio de mata-mata nacional ocorre pelo seu desempenho negativo no Paulistão de 2023.

Na oportunidade, a equipe encerrou sua participação na 11ª colocação geral. Com a mudança no regulamento de competições da CBF, o bom rendimento nos estaduais é essencial para garantir uma vaga na Copa do Brasil.

Além disso, como Palmeiras e Bragantino terminaram a Série A dentro do G6, o estado de São Paulo garantiu mais duas vagas. Os premiados foram Botafogo de Ribeirão Preto e Corinthians, pois ambos disputaram a fase de mata-mata da última edição do Campeonato Paulista.

Siga o Jogada10 nas redes sociais: TwitterInstagram e Facebook

Tags

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Jogada10
postado em 05/01/2024 14:31
x