Futebol

Jorge Fossati é anunciado como novo técnico da seleção peruana

Após hiato de Juan Reynoso, seleção do Peru volta a ter técnico da região do Prata, com o uruguaio recebendo a missão cumprida em outro momento pelo argentino Ricardo Gareca

O uruguaio Jorge Fossati será o técnico da seleção do Peru na Copa América de 2024 e nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, informou a Federação Peruana de Futebol (FPF) nesta quarta-feira (27/12). O treinador de 71 anos, chega para substituir o peruano Juan Reynoso, que deixou o cargo em meados de dezembro depois da péssima campanha nas Eliminatórias, com a equipe ocupando a lanterna da competição.

"Com o objetivo de classificar para a Copa de 2026, o experiente treinador uruguaio Jorge Fossati assumirá a seleção após chegar a um acordo satisfatório com a federação", anunciou a FPF em um comunicado. Seu último trabalho foi no Universitario do Peru, em 2023.

Em 2010, teve uma breve passagem no Internacional, até ser demitido com o time na semifinal da Copa Libertadores daquele ano, que os gaúchos acabaram conquistando sob o comando de Celso Roth. Fossatti também já treinou as seleções do Uruguai e do Catar, além de clubes de expressão da América do Sul como Peñarol, Cerro Porteño e LDU, onde foi campeão da Copa Sul-Americana de 2009.

O charrúa assume a equipe peruana com a missão de repetir o feito do também platino Ricardo Gareca, que levou a equipe à Copa do Mundo, na Rússia, em 2018. A formação andina está em lugar nas Eliminatórias e volta a jogar diante da Colômbia, em casa, no próximo mês de setembro. Antes disso, terá a Copa América nos Estados Unidos, iniciando pelo Grupo A, junto de Argentina, Chile e o classificado entre Canadá e Trinidad e Tobago.

Mais Lidas