O Palmeiras é o líder do ranking da Fifa entre os clubes sul-americanos para o novo Mundial de Clubes-2025. Neste domingo (24), a entidade máxima do futebol divulgou as classificações continentais. No cenário da América do Sul, o ranking servirá de base para definir dois dos seis que estarão na competição.
Com direito a seis vagas no Mundial, a Conmebol preencherá quatro delas com vencedores da Libertadores (de 2021 a 2024). O limite, porém, é de dois representantes por país. A exceção se dá somente caso um clube fature o título continental.
Assim, as outras duas vagas virão de clubes com melhor ranqueamento nesta lista. Palmeiras, Flamengo e Fluminense já estão assegurados no torneio de 32 equipes, já que venceram as edições de 2021, 2022 e 2023, respectivamente. Outros clubes do brasil, contudo, não têm mais possibilidade de classificação pelo ranking.
Se um dos três já com vaga certa voltar a ser campeão em 2024, serão três vagas pelo ranqueamento ao invés de duas. Até o momento, Boca Juniors e River Plate, da Argentina, seriam os escolhidos para disputar o campeonato.
Representante brasileiro com maior índice de participações na Libertadores, o Palmeiras aparece no topo com 119 pontos, seguido pelo Flamengo com 118. Em terceiro, está o Atlético-MG, com 81. Atual campeão, o Fluminense ocupa o quinto lugar, com 58 pontos.
O São Paulo, que retornará à Libertadores em 2024, figura na 22ª colocação, com apenas 25 pontos. Desse modo, o clube do Morumbi só garante vaga no Mundial caso chegue ao título continental em 2024.
O ranking da Fifa considera a performance dos clubes nos principais tornjeios de cada continente dos anos de 2021 a 2024, sempre a partir da fase de grupos. Cada vitória vale três pontos por vitória, com um ponto por empate e mais três pontos semopre que a equipe passar de fase.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.