O Manchester City será o adversário do Fluminense na final do Mundial de Clubes da Fifa. Nesta terça-feira (19/12), o time inglês derrotou o Urawa Reds, do Japão, por 3 x 0, e, assim como o adversário brasileiro, marcará inédita presença na final na primeira participação na competição da própria história.
Na cidade saudita de Jidá, o Manchester City mostrou as credenciais à maioria da torcida de azul presente no estádio Rei Abdullah Sports City. Sem os titulares Haaland, De Bruyne e Doku no time titular, cortados da competição por lesão, coube ao City se virar com as opções disponíveis. E assim o fez. Contra a equipe japonesa, protagonizou amplo domínio durante todos os 90 minutos.
Agora, o time de Guardiola e o de Diniz arquitetarão as preparações para a grande decisão. Na próxima sexta-feira, às 15h, no mesmo estádio, competirão por um título ainda não existente nas respectivas salas de troféus. Um pouco mais cedo, às 11h30, Urawa Reds e Al-Ahly farão a disputa pelo terceiro lugar.
O jogo
O embate na segunda semifinal do Mundial de Clubes da vez aconteceu conforme prometia o roteiro: Manchester City como o dono absoluto das ações, dominante na posse de bola e presença constante no terço de ataque.
Com passes flutuando de um lado para o outro da área japonesa, o City cozinhava o Urawa. O time de vermelho, atento a qualquer oportunidade, jogava por uma bola. Através de atuação inspirada do goleiro Nishikawa, porém, se defendiam bem e frustravam as tentativas britânicas de chegar pelo meio, Os obrigavam, na maioria das vezes, a acionar os lados do campo.
E foi exatamente assim que o caminho se abriu. Após múltiplas tentativas frustradas, Matheus Nunes e Foden contaram com um empurrãozinho a favor. Aos 45’ da primeira etapa, o português completou a tabela com um cruzamento rasteiro na área adversária. Na tentativa de afastar, o zagueiro Höibraaten empurrou contra a própria meta para abrir o placar.
A segunda etapa, no entanto, se apresentou de maneira ainda mais discrepante. Com o gol marcado no final do primeiro tempo, o City dava indício de ter mexido com a estrutura mental dos japoneses. Mais dominantes, infiltraram a defesa adversária com mais facilidade e passavam a somar chances.
Aos 6’, a proposta de Guardiola de atuar sem uma referência no ataque fez efeito. Em jogada de Walker no meio de campo, Kovacic recebeu em velocidade e fez a infiltração nas costas da defesa. Sozinho, bateu na saída do goleiro para ampliar o marcador. Sete minutos depois, foi a vez de Matheus Nunes avançar sozinho. Após batida forte pelo lado esquerdo, Bernardo Silva pegou o rebote ofertado pelo goleiro japonês e acertou o canto para fazer o terceiro.
A partir daí, os ânimos se esfriaram. Já cheio de garotos em campo, a equipe azul de Manchester apenas tratou de realizar a manutenção do placar e evitar quaisquer sustos do adversário diante da própria meta. Classificado, o City fechou a partida com expressivos 762 passes certos (94% de acerto). A posse de bola, além disso, chegou a 74%.
Ficha técnica:
MUNDIAL DE CLUBES
Semifinal - Jogo único
Manchester City 3 x 0 Urawa Reds (JAP)
Estádio Rei Abdullah, Jidá, Arábia Saudita
Manchester City
Ederson; Walker, John Stones, Akanji e Aké; Rodri, Kovacic, B. Silva, M. Nunes e Grealish; Foden. Técnico: Pep Guardiola
Urawa Reds
Nishikawa; Sekine, Scholz, Holbraten e Akimoto; Ito, Iwao, Yasui, Okubo e Koizumi; Kante. Técnico: Maciej Skorza
Gols: Höibraaten (contra), B. Silva e Kovacic
Cartões amarelos: Akanji e Matheus Nunes (Man. City)
Cartões vermelhos: -
Arbitragem: Mohammed Khled Al Hoish (Arábia Saudita)
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais