O atacante Victor Osimhen foi eleito nesta segunda-feira (11/12) o melhor jogador africano de 2023, em uma cerimônia organizada pela Confederação Africana de Futebol (CAF) em Marrakech, no Marrocos. O nigeriano de 24 anos se sagrou campeão com o Napoli na Serie A do Campeonato Italiano na temporada 2022/2023.
A taça nacional não vinha para os napolitanos há 33 anos, ainda com Diego Armando Maradona. Hoje, o argentino homenageado após a morte com o nome do estádio da equipe, teve no palco homônimo o goleador como a principal fonte dos gols da nova conquista: durante o ciclo foram 31 gols em 39 jogos, em média de 0,79 por partida. Entre eles, um dos mais importantes para a equipe, na confirmação do campeonato no clássico regional contra a Udinese.
A concorrência para o prêmio tinha companhia relevante. O pódio teve Mohamed Salah, do Liverpool inglês e Achraf Hakimi, do francês Paris Saint-Germain. O egípcio segue a liderar os Reds em fase competitiva, enquanto o marroquino foi uma das estrelas que levaram a seleção-sede do evento às semifinais da Copa do Mundo no Catar, em 2022, a primeira de um time africano na história.
Na categoria feminina, a vencedora também foi nigeriana: a atacante Asisat Oshoala, do Barcelona. Ela conquistou a Liga dos Campeões pelo time catalão na temporada passada, mas não disputou a final contra o Wolfsburg por conta de uma lesão. Ela também foi campeã do Campeonato Espanhol e da Copa da Espanha.
Saiba Mais
-
Esportes Sabrina Sato e Nyvi Estephan são anunciadas como hosts do PeB 2023
-
Esportes Gustavo Scarpa volta aos planos do Atlético
-
Esportes Richarlison recupera bom futebol após cirurgia e recebe elogios no Tottenham
-
Esportes Recuperado, Benzema luta por sexto título do Mundial de Clubes
-
Esportes Ednaldo entra com recurso para se manter na presidência da CBF
-
Esportes Reunião vai definir futuro de Coudet no Internacional