Em meio aos problemas políticos enfrentados pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a Seleção teve de destinar atenção aos acontecimentos vinculados aos gramados. Nesta quinta-feira (7/12), em Miami, a Conmebol sorteou os grupos da Copa América de 2024. A competição terá os Estados Unidos como sede. A bola vai rolar entre 20 de junho e 14 de julho. A próxima edição do torneio vai experimentar um caráter especial por contar com a participação de seis equipes da Concacaf, além dos tradicionais 10 países da América do Sul, na disputa pelo troféu de campeão.
Cabeça de chave do Grupo D, o Brasil terá enfrentamentos com nível mais alto contra o vencedor de Honduras ou Costa Rica, Paraguai e Colômbia. As partidas serão em 24, 28 de junho e 2 de julho. A expectativa tupiniquim é ter o técnico italiano Carlo Ancelotti no comando da Seleção Brasileira justamente a partir desses enfrentamentos. Campeã mundial e continental, a Argentina lutará por classificação contra Peru, Chile e o vencedor da eliminatória entre Trinidad e Tobago e Canadá na chave A da Copa América.
No Grupo B, ficaram México, Equador, Venezuela e Jamaica. No C, estarão os anfitriões Estados Unidos, ao lado de Uruguai, Panamá e Bolívia. Durante o sorteio, houve certa confusão por parte da Conmebol por causa da regra de limitações de seleções de um mesmo continente em cada pote. Uma chave não poderia ser formada por quatro países da América do Sul, por exemplo. O último adversário do Brasil chegou a ser alterado duas vezes. As eliminatórias para definir os últimos classificados serão realizadas na Data Fifa marcada para março de 2024.
O regulamento traz lembranças ao velho formato da Copa do Mundo, extinto na edição de 2022. Os dois primeiros colocados de cada um dos quatro grupos avançará ao mata-mata da competição continental. Nas quartas de final e nas semifinais, as seleções vão disputar vaga na fase seguinte, sempre em partida única. O modelo vai se repetir na grande decisão para definir o país campeão da Copa América de 2024. A Argentina defenderá a taça de campeão do torneio.
A competição vai ser disputada em 14 estádios espalhados pelos Estados Unidos, oito deles também vão ter jogos da Copa do Mundo de 2026, com sede tripla em território americano, canadense e mexicano. O Brasil ficou baseado na Costa Oeste. O jogo contra o vencedor de Honduras ou Costa Rica será no SoFI Stadium, em Inglewood. O compromisso diante do Paraguai ocorrerá no Allegiant Stadium, em Las Vegas. A despedida da fase de grupos frente à Colômbia acontece no Levi's Stadium, em Santa Clara. O fuso horário nos locais em comparação a Brasília é de cinco horas a menos.
Confira os grupos
Grupo A: Argentina, Peru, Chile e Trinidad e Tobago ou Canadá
Grupo B: México, Equador, Venezuela e Jamaica
Grupo C: Estados Unidos, Uruguai, Panamá e Bolívia
Grupo D: Brasil, Colômbia, Paraguai e Honduras ou Costa Rica
Saiba Mais
-
Esportes Textor responde a Leila: ‘Deve achar que 11 contra 10 é equilíbrio’
-
Esportes Real Madrid destaca papel de Endrick no título do Palmeiras
-
Esportes Na mira de paulistas e cariocas, Cauly deve permanecer no Bahia
-
Esportes Sorteio da Copa América-2024: onde assistir, quais seleções e os potes
-
Esportes Dorival deseja a manutenção de James no São Paulo em 2024: ‘Conto com ele’
-
Esportes Maracanã recebe propostas pela concessão do estádio; saiba mais