BRASILEIRÃO

A nova aquarela das quatro divisões do Brasil tem 124 clubes

De "A" a "D", país esboça desenho da próxima temporada com times dos 26 estados e do Distrito Federal; confira

Vinte e sete unidades da federação, 124 clubes e milhões de corações sonhadores. Esses são os elementos que os deuses do futebol têm na paleta de cores para começar a esboçar o desenho das quatro divisões do Campeonato Brasileiro na próxima temporada.

Não sabemos o que os artistas nos reservam nas quatro linhas, mas temos uma noção. Os mais cabeças-duras dirão que o futebol do país estará virado de ponta-cabeça. Santos na Série B? Jamais havia acontecido. Um time do Amazonas como candidato ao acesso? Centro-Oeste na Sul-Americana novamente com o Cuiabá? Pois é, são os ingredientes de uma aquarela do Brasil.

Aqui, as dimensões continentais tabelam com as riquezas culturais e imprevisibilidades. Dois anos atrás, a Série A testemunhava a inédita queda de três campeões — Grêmio, Bahia e Sport. Nesta temporada, o Botafogo, líder por 31 rodadas, patinou e deu de "brinde" o título a um time cujo técnico havia entregado a toalha publicamente após confronto direto. Estratégia? Só Abel Ferreira pode dizer.

Correio Braziliense - A gangorra das quatro divisões do Campeonato Brasileiro

A primeira prateleira terá o acréscimo de uma bandeira. Nas duas edições anteriores, nove estados colocaram clubes no páreo. A plaquinha subiu para a entrada de Santa Catarina na parada. Na segundona, o número é o mesmo, mas com destaque para um quase absolutismo. Dos 20, sete são de São Paulo. A mágica também mora na presença de times de todas as regiões, diferentemente Série A.

Não vamos esquecer da terceira via. A Série C rema totalmente contra a maré. Nela, a tendência é de domínio nordestino. Dos nove estados da região, sete confirmaram presença na disputa. O Norte tem um guardião. E a turma do fundão? Você deve ter visto e ouvido falar de alguns dos 64 integrantes. Dois deles buscam tirar Brasília do limbo. Quando o ano virar, o DF completará 11 anos sem time além da "D".

Correio Braziliense - Os páreos das três divisões do Campeonato Brasileiro em 2024

Clubes da Série D 2024

Humaitá-AC; Rio Branco-AC; Trem-AP; Manauara-AM; Princesa do Solimões-AM; Manaus; São Raimundo-RR; Porto Velho-RO; Cametá-PA; Águia de Marabá-PA; CapitalTO; Tocantinópolis-TO; Moto Club-MA; Maranhão-MA; Fluminense-PI; River-PI; AltosPI; Maracanã-CE; Iguatu-CE; Atlético-CE; RetrôPE; Petrolina-PE; SousaPB; Treze-PB; ASA-AL; CSE-AL; Sergipe-SE; Itabaiana-SE; PotiguarRN; Santa Cruz-RN; América RN; JuazeirenseBA; Itabuna-BA; Jacuipense-BA; Anápolis-GO; Crac-GO; Iporá-GO; União Rondonópolis-MT; Mixto-MT; Real Brasília-DF; Brasiliense-DF; Costa Rica-MS; Real Noroeste-ES; Serra-ES; Ipatinga-MG; Democrata GV-MG; Villa NovaMG; Pouso Alegre-MG; Audax Rio-RJ; Nova Iguaçu; Portuguesa-RJ; Santo André-SP; Inter de Limeira-SP; Água Santa-SP; São José-SP; Maringá-PR; Cianorte-PR; Cascavel-PR; Hercílio Luz-SC; Concórdia-SC; Barra-SC; Avenida-RS; Novo Hamburgo-RS; e Brasil de Pelotas-RS.

Mais Lidas

Correio Braziliense - A gangorra das quatro divisões do Campeonato Brasileiro
Correio Braziliense - Os páreos das três divisões do Campeonato Brasileiro em 2024