Destino América do Sul

Brasileirão define representantes na Libertadores e Sul-Americana; confira

País terá oito times para defender o trono da principal competição do continente, atualmente na posse do Fluminense; Sula vai contar com seis equipes nacionais

O fim do Brasileirão 2023 sacramentou os times brasileiros que estão de passagem confirmada com destino para a América do Sul em 2024. Ao todo, o país terá 14 representantes nas competições continentais da próxima temporada, ficando de fora apenas Vasco e Bahia, além dos quatro rebaixados. Apesar da maioria dos classificados já estarem definidos antes da última rodada, agora cada time sabe se começa direto na fase de grupos ou se vai precisar passar pelas preliminares antes.

Com tricampeões em peso, a Libertadores terá oito representantes brasileiros para tentar manter o domínio verde-amarelo no continente. Palmeiras, Atlético-MG, Flamengo e Grêmio entram direto na fase de grupos por terem ficado no G-4, mesma fase de Fluminense, atual campeão do torneio, e São Paulo, vencedor da Copa do Brasil.

Depois de liderar o Brasileirão por 31 rodadas, o Botafogo precisou se contentar com uma vaga nas preliminares, assim como o Bragantino, ambos de olho no mata-mata por um lugar no chaveamento principal.

Já quando o assunto é Sul-Americana, o atual vice-campeão Fortaleza estará lá de novo, mas dessa vez espera um final mais feliz em 2024. Ao lado do Leão do Pici estarão Athletico-PR, Internacional, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro.

Os brasileiros somam cinco canecos no campeonato, quatro a menos que a Argentina. Os hermanos, inclusive, terão os pesos pesados Boca Juniors e Racing como representantes. Outros times para ficar de olho são Olimpia (PAR), América de Cali (COL) e Universidad Católica (EQU), velhos conhecidos do futebol nacional.

Os dois torneios continentais definem o caminho das fases preliminares em 19 de dezembro, com um sorteio na sede da Conmebol, em Luque, no Paraguai. Já a etapa de grupos será determinada apenas em março de 2024, mas sem data confirmada.

Calendário Libertadores

Pré 1: 7 e 14 de fevereiro
Pré 2: 21 e 28 de fevereiro
Pré 3: 6 e 13 de março
Fase de grupos: entre 3 de abril e 29 de maio
Oitavas: 14 e 21 de agosto
Quartas: 18 e 25 de setembro
Semifinal: 23 e 30 de outubro
Final: 30 de novembro

Calendário Sul-Americana

Pré: 6 de março (jogo único)
Fase de grupos: entre 3 de abril e 29 de maio
Playoffs: 17 e 24 de julho
Oitavas: 14 e 21 de agosto
Quartas: 18 e 25 de setembro
Semifinal: 23 e 30 de outubro
Final: 23 de novembro

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas