Futebol

Do avião ao voo do bi: o ano de Leila Pereira no Palmeiras

Contestada por torcida, conselheiros e comissão técnica, dona da caneta alviverde tem título palmeirense como abafador de tensões a um ano das eleições no clube

Uma das personalidades mais midiáticas do futebol em 2023 fecha a temporada com uma conquista como resposta às críticas em um ano polêmico. O título brasileiro do Palmeiras reduz os efeitos dos episódios com sua presidente, Leila Pereira, em meio às festividades pela 12ª taça no campeonato nacional.

O primeiro dos motivos no ciclo finalizado está na situação com os reforços. A demora nas últimas janelas e a pouca reposição — incluindo um mercado nulo no último inverno — irritou a torcida e a comissão técnica, complicando alguns dos planos do técnico Abel Ferreira e subindo as tensões com as eliminações em copas.

Entretanto, o estopim se deu por uma entrevista coletiva chamada pela própria executiva durante a Data Fifa de outubro. Entre tantos trechos ditos pela presidente, se destacaram: “No dia em que eu sair, se entrar outro presidente que não siga esse mesmo caminho, eu não tenho dúvida que o Palmeiras vai voltar a ser o que era em 2014” ou “Torcedor organizado não pensa no Palmeiras, não torce para o Palmeiras. O torcedor organizado torce pela entidade deles”.

As aspas de Leila tiveram reflexo nas arquibancadas, com maior peso às críticas, também pela alta nos ingressos, um maior silêncio do elenco e da comissão técnica em meio ao caso e maiores problemas em bastidores. O conselho busca formar uma oposição à postura da atual mandatária: “Essas pessoas não são da oposição. Elas querem destruir a minha gestão”, disparou.

Entre tanta tensão externa, um pouco de humor surgiu para rebater o ar pesado durante as quedas em copas no ano prévio de eleições, previstas para 2024. Isso motivou o surgimento de um personagem representando a própria Leila Pereira. O humorista Felipe Araújo usa uma peruca loira e uma “faixa de presidente” como disfarces, no que foi uma das atrações no Allianz Parque ao longo de 2023.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas