O Cerrado terá uma difícil viagem neste começo de dezembro pelo Novo Basquete Brasil (NBB). Uma nova rodada tripla começa nesta quarta-feira (6/12), onde o time enfrenta o Minas, na Arena UniBH, em Belo Horizonte, às 19h. A sequência ainda reserva duelos contra Franca e Bauru, equipes posicionadas na parte alta da classificação assim como os mineiros, líderes do campeonato.
Entretanto, o time brasiliense deixou problemas pendentes na cidade antes de partir para o desafio longe de casa. Ainda segue pendente o problema de pagamento de direitos de imagem, com um atraso atual de 20 dias desde a virada da folha mensal. O Cerrado Basquete confirmou a problemática e prevê a correção dos valores apenas em 2024.
Tal problemática ainda rendeu um efeito colateral pesado à equipe. Os alas estadunidenses Grantham Gillard e William Green III estão deixando a equipe. O ex-União Corinthians lidera o time na média de pontos por jogo (11,3) e em eficiência (12,3). Por sua vez, o ex-São José teve índice de pontuação de 10,1 por partida e 6,1 rebotes por confronto.
Do outro lado, o Minas vem de moral alta ao cortar a então maior invencibilidade da competição. A vitória recente sobre o Fortaleza/Basquete Cearense, por 93 x 88, abriu espaço para o São José ter a maior sequência, atualmente de sete vitórias, incluindo uma dobradinha sobre os candangos na capital federal. A primeira delas foi no último compromisso dos comandados de Régis Marrelli: 78 x 74, no último sábado (2/12). Os mandantes vêm de quatro triunfos seguidos e dois jogos e meio de vantagem para o vice-líder, Flamengo.
A partida não conta com transmissão com imagens, podendo ser acompanhada pelo tempo real disponibilizado no site da liga. Até então, o NBB não informou sobre transmissões também nos jogos dos cerradistas contra Franca e Bauru.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima