A alegria do Brasília durou pouco e os representantes da capital perderam mais uma na temporada, desta vez por 66 x 92 para o São José, nesta segunda-feira (4/12), na Arena BRB Nilson Nelson. Na reedição da final do NBB de 2011/12, os paulistas levaram a melhor na revanche após um segundo quarto dominante e emplacaram a sétima vitória consecutiva, a maior sequência atual da liga.
Com a derrota, o time candango caiu para 16º na classificação, uma posição atrás do rival Cerrado, e se tornou a pior defesa da competição. Do outro lado, o São José pulou para a 5ª colocação. Quatro jogadores do lado visitante passaram da marca dos 10 pontos, principalmente Douglas dos Santos, cestinha do jogo com 21. Pelos donos da casa, o estadunidense Thomas Cooper ajudou com 19 pontos, enquanto Felipe Dalaqua e Paulo Lourenço somaram mais 13 cada.
Queda de ritmo e apagões
O Brasília começou a partida quente do perímetro, com quatro acertos em sete tentativas. Liderados pelo armador Dalaqua, que contribuiu com 6 pontos, e o ala Paulo Lourenço, com mais 6, os donos da casa tomaram a frente do placar, apesar dos 8 pontos de Lema do outro lado. Forçando erros do adversário, os candangos fecharam a parcial na frente por 21 x 17.
No entanto, a vantagem durou pouco. Em um apagão no início do segundo quarto, os brasilienses não conseguiram pontuar e viram o São José fazer 13 pontos contra apenas um. Com sete jogadores pontuando, os paulistas viraram e dispararam na frente. A diferença só não ficou em dígitos duplos porque Thomas Cooper acertou uma cesta de três praticamente no último lance para fazer 32 x 41.
De volta do intervalo, o estadunidense do Brasília continuou pontuando e ajudou o time a tentar encostar no placar, mas a defesa dos comandados do técnico Dedé Barbosa continuou apresentando problemas. Empatados com o Botafogo como os que mais cederam pontos por jogo no NBB, a equipe da capital tomou 30 no terceiro período, enquanto fez apenas 18 do outro lado da bola e viu o placar passar a anotar 50 x 71 para os adversários.
Já com o resultado encaminhado, o último quarto foi protocolar e administrado até o estouro final do relógio, sacramentando a vitória do São José por 66 x 92.
Próximo jogos
Depois das atuações como mandante, o Brasília viaja até São Paulo para partidas consecutivas contra adversários tradicionais. O primeiro compromisso será frente ao atual campeão mundial e do NBB, o Franca, na quinta-feira (7/12), às 20h, no Pedrocão. No sábado (9/12), é vez de pegar o Bauru, time atual do ídolo cangando Alex Garcia, às 18h, no Ginásio Panela de Pressão. Nenhum dos jogos terá transmissão.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima