O Brasília voltou a vencer no último compromisso pelo NBB e terá uma parada dura pela frente para continuar ganhando. O adversário da vez será o São José, atual sétimo colocado e dono da maior sequência invicta da liga na temporada. A partida nesta segunda-feira (4/12), às 19h30 no Ginásio Nilson Nelson, pode reacender as esperanças do time candango em tentar uma vaga na Copa Super 8, apesar de improvável.
O torneio que divide o primeiro e o segundo turno coloca em quadra os oito melhores da competição para partidas de mata-mata valendo o título. Atualmente, a última vaga na classificação é da Unifacisa, com seis vitórias e quatro derrotas. Caso vença o São José, o Brasília ficaria dois triunfos atrás, com mais sete jogos pela frente. Um revés para os paulistas dificultaria ainda mais o cenário para o time da capital.
No entanto, vencer o São José por si só é uma missão difícil. Os únicos times que conseguiram foram Unifacisa, Fortaleza e Minas, todos dentro dos primeiros quatro jogos da atual edição. Desde então, o time liderado pelo cestinha venezuelano Pedro Chourio superou União Corinthians, Caxias do Sul, Flamengo, Botafogo, Vasco e Cerrado.
A chave para os brasilienses está na defesa. Com saldo de -113 pontos, o Brasília tem a pior diferença entre pontos feitos e sofridos na temporada. Além disso, a equipe do técnico Dedé Barbosa amarga a penúltima posição entre os 19 times quando o assunto é pontos cedidos para o adversário, com 83,1 pontos por jogo, na frente do Botafogo por uma margem de apenas 0,3.
Depois do São José, o Brasília viaja até São Paulo para partidas consecutivas contra adversários tradicionais. O primeiro compromisso será frente ao atual campeão Franca, na quinta-feira (7/12), às 20h, no Pedrocão. No sábado (9/12), é vez de pegar o Bauru, time do ídolo Alex Garcia, às 18h, no Ginásio Panela de Pressão. Nenhum dos jogos terá transmissão.
*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini
Saiba Mais