Basquete

Brasília perde para Unifacisa e se distancia da zona de playoffs no NBB

Time da capital sofre nova derrota com placar elástico fora de casa e segue na vice-lanterna da competição, com apenas três vitórias em 17 jogos

Chegando aos 500 jogos na história do Novo Basquete Brasil (NBB), o ala André Góes, da Unifacisa, segue a escrever capítulos em quadra, desta vez contra os candangos Brasília e Cerrado -  (crédito: Gabriella Tayane/Unifacisa)
Chegando aos 500 jogos na história do Novo Basquete Brasil (NBB), o ala André Góes, da Unifacisa, segue a escrever capítulos em quadra, desta vez contra os candangos Brasília e Cerrado - (crédito: Gabriella Tayane/Unifacisa)
postado em 27/12/2023 21:48

Mais um jogo e mais uma derrota para o Brasília no NBB. O responsável da vez foi o Unifacisa, que superou os candangos por 93 x 69 nesta quarta-feira (27/12), pela penúltima rodada do primeiro turno da competição. Com dificuldade dos dois lados da quadra, o time da capital conheceu o 14º revés na temporada e viu aumentar a distância para o Botafogo, último time da zona de classificação aos playoffs.

O destaque da noite foi Rafael Rachel, com 24 pontos pelos donos da casa. A marca, inclusive, foi recorde pessoal na carreira do ala do Unifacisa no NBB. Além dele, Solanas e Corvalan também ajudaram no placar, somando mais 15 e 13 pontos cada, respectivamente. Pelo Brasília, Christian Alaekwe foi o maior pontuador, com 30 pontos, melhor número do estadunidense na elite nacional.

Na frente apenas do Mogi das Cruzes na tabela, os brasilienses correm o risco de terminar o primeiro turno com a pior campanha da liga, além de já serem detentores da defesa mais vazada do campeonato. Já os paraibanos continuam no pelotão de cima e mais perto de um lugar na Copa Super 8, atualmente ocupando o sexto lugar na classificação.

Derrota construída no início

O aproveitamento ruim nos primeiros quartos começou a deixar os candangos para trás no placar, com apenas 13 e 16 pontos anotados em cada em 38% de acerto. No entanto, se de um lado o time do técnico Dedé Barbosa não conseguia encontrar soluções para fazer cestas, do outro o Unifacisa não cansou de pontuar e foi para o intervalo já na frente por 50 x 29.

No modo desespero para tentar uma recuperação, o Brasília viu Christian Alaekwe comandar o ataque e fechar a partida com 30 pontos. No entanto, a pouca troca de passes entre os jogadores da equipe candanga complicou ainda mais as coisas. A efeito de comparação, os visitantes deram apenas 14 assistências no jogo, enquanto o Unifacisa deu 26. Com o cenário e a vantagem construída na primeira metade da partida, os paraibanos controlaram o resultado até o final para vencer e subir na tabela.

O próximo compromisso do Brasília será novamente no Nordeste. Para fechar o primeiro turno e os jogos em 2023, o time candango visita o Fortaleza na sexta-feira (29/12), às 19h30, no Centro de Formação Olímpica, sem transmissão na TV ou no YouTube.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->