A decisão da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo marcada para fevereiro de 2024 ainda não tem local definido. A pouco mais de um mês do encontro entre os campeões nacionais, a CBF ainda discute a melhor opção. Em comunicado, a entidade informou que as alternativas são o histórico Maracanã no Rio de Janeiro, o Mané Garrincha em Brasília e o Estádio Municipal Parque do Sabiá em Uberlândia.
Como as duas equipes tem sede em São Paulo, essa deveria ser a escolha ideal. Contudo, há um elemento dificultador, que é a determinação do Ministério Público de torcida única em clássicos na cidade em vigor desde 2016. Assim, essa possibilidade perde bastante força. A questão é que pelo menos duas alternativas têm compromissos ou imprevistos que podem atrapalhar.
No caso do Maracanã está prevista uma reforma do gramado em janeiro o que impediria o icônico palco de estar disponível. Já o Mané Garrinha tem em seu cronograma um evento marcado em fevereiro. Trata-se do ‘Carnaval do Mané’ entre os dias 3 e 13 de ferreiro. Assim, para permitir o recebimento da Supercopa seria necessária uma alteração de datas.
Oferta para sediar a final entre Palmeiras e São Paulo
A final da Supercopa do Brasil entre Palmeiras e São Paulo recebeu uma proposta do presidente da Federação Paraense de Futebol, Ricardo Gluck Paul. O dirigente propôs que a partida decisiva ocorra no Mangueirão, já que o estádio passou por uma reforma recente.
Mesmo assim, a CBF ainda não incluiu o palco como uma opção. Com essas obras, o Mangueirão passou por algumas melhorias estruturais como ampliação da capacidade, mudança de gramado. Além de avanço no sistema de drenagem e instalação de novos refletores e telões.
Incertezas sobre a decisão
As tratativas a respeito do local da decisão da Supercopa do Brasil estavam sob a incumbência do presidente Ednaldo Rodrigues. Entretanto, o mandatário deixou o cargo após uma decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) ao lado de seus vice-presidentes todos eleitos em 2022. Com isso, a administração interina na figura de José Perdiz, que recebeu o posto de interventor pela Justiça Comum, é quem lidera as definições.
Vale ressaltar que a Fifa e a Conmebol possuem uma ida programada ao Brasil em janeiro e pediram à CBF, que a nova eleição ocorra depois dessa visita. Dessa forma, a definição do estádio que sediará a partida ainda é uma incógnita. Inclusive, não há uma previsão concreta da entidade de quando isso pode mudar.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br