A Fifa definiu em reunião neste domingo (17/12), em Jeddah, na Arábia Saudita, que vai alterar levemente o formato atual do Mundial de Clubes para a próxima edição. Afinal, a partir do próximo ano, a competição (anual) passará a ser chamada de Copa Intercontinental, para não confundir com o Mundial de Clubes, que começará em 2025 e será disputado sempre a cada quatro anos, como a Copa do Mundo, com 32 equipes.
A Copa Intercontinental terá a participação dos campões continentais. No entanto, haverá uma importante mudança. O campeão europeu (vencedor da Champions League) jogará apenas uma partida: a final.
Assim, a primeira fase terá dois grupos. O primeiro vai reunir os campeões da Ásia, da África e da Oceania. O campeão da Oceania vai enfrentar o campeão da África ou o campeão da Ásia. Dessa maneira, quem vencer o jogo lutará pela classificação com a equipe que havia ficado de fora.
No segundo grupo, o campeão da Libertadores vai enfrentar o campeão da Concacaf.
Os vencedores de cada grupo disputarão uma partida única. Dessa forma, quem levar a melhor decidirá o título com o campeão europeu.
A final entre o grupo 1 e o grupo 2 ocorrerá no dia 14 de dezembro. Já a final da Copa Intercontinental entre o vencedor e o campeão europeu vai acontecer no dia 18 de dezembro.
PRIMEIRA FASE
GRUPO 1 –
Campeão da Ásia , campeão da África e campeão da Oceania
GRUPO 2 –
Campeão da Libertadores e campeão da Concacaf
SEGUNDA FASE (14/12/2024 – local a definir)
Campeão do Grupo 1 X Campeão do Grupo 2 (vencedor A)
FINAL (18/12/2024 – local a definir)
Campeão da Champions X Vencedor A
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br