A Liga dos Campeões da Europa viu a primeira queda de um gigante na atual edição. Com a última rodada da fase de grupos na tarde dessa terça, a elite do velho continente conheceu metade dos times presentes nas oitavas de final, e o Manchester United não é um deles. Mesmo sem os Diabos Vermelhos, o início do mata-mata terá os tradicionais Real Madrid, Bayern de Munique, Arsenal, Napoli e Inter de Milão, além de Real Sociedad, PSV e o azarão Copenhague.
Precisando da vitória, os gigantes ingleses jogaram em casa contra o Bayern, mas perderam por 1 x 0. O resultado fez o United terminar na lanterna, atrás de Copenhague, o outro classificado da chave A, e Galatasaray, que parte para a Liga Europa.
Quem também ficou em último e não disputa mais torneios continentais na temporada é o Sevilla. Atual campeão da Liga Europa, os espanhóis perderam para o Lens por 2 x 1 e sequer venceram uma partida na Champions 2023/24. Completando o grupo B, Arsenal e PSV ficaram no 1 x 1 e ambos avançaram para as oitavas, com os ingleses na frente e os holandeses em segundo.
Rei de Copas, o Real Madrid carimbou o passaporte novamente para buscar a 15ª e em grande estilo: com 100% de aproveitamento. Com time alternativo, os merengues sofreram, mas viraram sobre o Union Berlin por 3 x 2 com gol no fim de Dani Ceballos. Enquanto isso, o Napoli não deu chance para o azar e superou o Braga por 2 x 0 para também se classificar.
Fechando a bateria do dia, Inter e Real Sociedade ficaram no zero em Milão, placar que deu aos espanhóis a liderança da chave. Ainda assim, os holofotes do grupo D estavam na Áustria, para Salzburg e Benfica valendo o terceiro lugar e vaga na Liga Europa. Os portugueses precisavam ganhar por dois gols de diferença, e o resultado veio só nos acréscimos com Arthur Cabral, atacante brasileiro. O ex-Ceará e Palmeiras entrou aos 46 da segunda etapa e fez de calcanhar um minuto depois para sacramentar a vitória por 3 x 1.
Amanhã, é vez das demais chaves decidirem o destino de cada uma. No E, Atlético de Madri e Lazio já estão classificados, mas se enfrentam para definir quem será o primeiro. No F, o grupo da morte, o Borussia Dortmund é o único com a vida resolvida, enquanto PSG, Newcastle e Milan brigam pela outra vaga. Atual campeão, o City está com os dois pés nas oitavas, mas quer os 100% de aproveitamento, enquanto o Leipzig também tem o posto garantido logo atrás. Para fechar, o Barcelona é líder do H e vai ver de camarote Porto e Shakhtar Donetsk ficarem cara a cara pelo segundo lugar.
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br