O fim de mais uma temporada do futebol chegou e, com ele, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) atualizou as posições do Ranking Nacional de Clubes (RNC). Liderada pelo Flamengo, a lista montada anualmente pela entidade máxima conta com cinco clubes do Distrito Federal: Brasiliense, Ceilândia, Gama, Real Brasília e Sobradinho representam a capital na lista.
Com os resultados na Série D do Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil, o Brasiliense perdeu pontos, mas ganhou posições. Em 2023, o Jacaré tinha 1.833 em 61º lugar. Agora, soma 1.808 em 57º. Outro time com torneios nacionais em 2020, o Ceilândia registrou o maior salto: passou de 821 para 1.044 pontos, pulando da 91ª para a 79ª posição.
Gama, Real Brasília e Sobradinho constam na lista por terem disputado torneios organizados pela CBF entre 2019 e 2023, período levado em consideração pela entidade na distribuição da pontuação. O alviverde tem 372 pontos e está em 144º lugar, seguido de Real Brasília (75 em 221º) e Sobradinho (66 em 222º).
Na temporada de 2024, apenas Brasiliense e Real Brasília terão condições de pontuar no ranking da CBF. Os dois clubes vão representar o futebol candango na Série D do Brasileirão e na Copa do Brasil do próximo ano. O desempenho interfere, ainda, na posição da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF) na lista de entidades.
Na nova atualização, o Distrito Federal manteve a 20º posição entre as regiões do país. No entanto, com menos pontos. A pontuação caiu de 3.406, em 2023, para 3.365, em 2024. A FFDF ficou mais longe do Piauí (905 de diferença), mas abriu margem do 21º lugar, graças a ultrapassagem do Espírito Santos sobre o Acre.
Sobradinho sairá em 2025
A temporada 2024 ainda vai começar e, com ela, os clubes candangos presentes no Ranking Nacional da CBF poderão batalhar por mais pontos e posições melhores. Um deles, porém, deve sumir da lista em 2025. Atualmente na Segunda Divisão do Campeonato Candango, o Sobradinho não terá competições válidas para a soma no próximo ano.
O Leão da Serra, portanto, caminha para repetir os casos recentes de Brasília e Luziânia. Na edição de 2021 do RNC, o Colorado endossava a presença candanga com 25 pontos. Porém, como não jogou competições nacionais, acabou limado na atualização publicada pela entidade máxima ao fim daquela temporada.
O Luziânia teve cenário idêntico ao vivido em Sobradinho. Em 2022, o Igrejinha aparecia com os mesmos 66 pontos restantes do Leão da Serra na última atualização do RNC. Porém, como não voltou a jogar competições nacionais nos meses seguintes, perdeu a contagem e não figurou na temporada 2023.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br