Torneios de divisões de base costumam revelar paixões de papais e mamães por atores de novela, filmes ou simplesmente jogadores de futebol. A certidão de nascimento dos filhos raramente não é uma diversão garantida.
O Distrito Federal recebe a Copa Capital Sub-17 neste mês. Capital, Gama, Canaã, Botafogo, Goiás, Vila Nova-GO, Atlético-GO e Náutico formaram os dois grupos do campeonato. O Correio mapeou nomes curiosos na lista dos inscritos e selecionou 15 a seguir, inclusive apelidos de futebol raiz como Tourão e Foguete.
Impressiona a paixão pelo meia argentino Riquelme. Afinal, o camisa 10 brilhou na Europa e na América do Sul nos anos 2000. Deu títulos ao Boca Juniors na Libertadores, foi 10 albiceleste na Copa de 2006 e deu medalha de ouro ao país dele nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
O torneio é disputado em duas chaves com quatro times casa. Náutico e Goiás avançaram no A. Os candangos Gama e Canaã deram adeus. O B fechou com o Botafogo em primeiro lugar seguido pelo Vila Nova, que goleou o anfitrião Capital por 4 x 0 nesta quarta-feira. O time candango e o Atlético-GO estão fora. As semifinais serão nesta sexta-feira no Centro de Capacitação Física do Corpo de Bombeiros (Cecaf) entre Náutico e Vila Nova de um lado, às 10h; Botafogo e Goiás do ouro, às 15h. A entrada é franca
Nomes curiosos do torneio
Pode me chamar de…
Elano
O xará do ex-jogador do Santos e do Brasil na Copa de 2010 é goleiro do Náutico.
Riquelme
Homenagem ao camisa 10 histórico do Boca Juniors, Villarreal e Argentina. O volante é promessa da base do Náutico. Há variações como Rikelmi do Canaã.
Robinho
Xará do badalado atacante do Santos, Real Madrid, Manchester City e Seleção. Nascido em 2008, joga no Náutico.
Neto
Nasceu em 2007. Tem nada a ver com o craque Neto, apresentador da Band, mas é meia como o u ídolo do Corinthians.
Raykkonen
Certamente o pai do camisa 14 do Goiás é fã do Kimi, piloto finlandês campeão mundial de Fórmula 1.
Marcelinho
Os mais famosos são o Carioca e o Paraíba. O camisa 9 do Capital está mais para atacante.
Álvaro Leão
Enquanto o Milan tem Rafael Leão, o Vila Nova aposta na formação do meia Álvaro Leão, camisa 10 do time goiano.
Renan “Hulk”
O xará do atacante do Atlético-MG usa a camisa 9 do Canaã, time recém-filiado à Federação de Futebol do Distrito Federal.
Cauã “Cebola”
Não é parente do Everton Cebolinha do Flamengo, Grêmio, Benfica e Seleção. Mais uma aposta da base do Capital. Tem também o Cauã Zappelini do Botafogo.
Bismarck
Nome de craque do Vasco no fim dos anos 1980 e início dos 1990. Foi até para a Copa da Itália com Sebastião Lazaroni. O camisa 7 do Atlético-GO é de 2007.
Iarley
O atacante do Atlético-GO nasceu um ano depois do título do Internacional no Mundial de Clubes da Fifa. Será que o nome homenageia um dos heróis?
Anthony
O Atlético-GO tem um xará do atacante do Manchester United. Nasceu em 2008 e veste a camisa 8. O Capital tem o meia Entony.
Dudu
Virou marca dos jogadores batizados de Eduardo depois do sucesso de Dudu no Palmeiras e da idolatria da torcida do Palmeiras por ele.
Ray
O ídolo do São Paulo e campeão da Copa do Mundo em 1994 termina com i e acento agudo. O camisa 14 do Capital acaba com a letra y. Não é meia. Atua como zagueiro.
Foguete
Os apelidos de futebol raiz não faltam no torneio. Este defende o Botafogo.
Tourão
Zagueiro com apelido intimidador. Heitor veste a camisa 3 do Náutico.
Aquiles
Não é o herói ferido no calcanhar, mas, sim, um dos reservas do time do Gama. Há variáveis como Akiles no Atlético-GO.
Kristoffer
A grafia do nome do camisa 10 do Gama remete ao ator estadunidense Kristoffer Polaha, intérprete de Henry Butler em Ringer; e de Danny/Eros em Valentine inc
Kauã com K
Eis um dos nomes prediletos entre os papais e mamães dos jogadores nascidos a partir de 2006. A grafia vem com variáveis:
Logan
O camisa 20 do Atlético-GO usa como nome de guerra um homônimo do carro da montadora francesa Renault.
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br