Existe unidade de medida capaz de ilustrar a necessidade da Seleção Brasileira de resgatar o prestígio e bom futebol? O cronograma da Copa América 2024 mostra que sim. Na última segunda-feira (4/12), detalhou como será a distribuição do torneio disputados nos Estados, de 20 de junho a 14 de julho. Com a definição dos caminhos dos outros três cabeças de chave — Argentina, México e Estados Unidos, a CBF está ciente de que terá de percorrer mais de 11.400km somente na primeira fase.
A companhia nove vezes campeã da Copa América terá a Costa Oeste dos EUA como base. A estreia será no SoFi Stadium, Inglewood, na Califórnia. O segundo compromisso está marcado para o Allegiant Stadium, em Las Vegas, enquanto o último é previsto Levi's Stadium, Santa Clara, também na Califórnia. A exemplo da logística adotada na Data Fifa de outubro, para compromissos contra Colômbia e Argentina pelas Eliminatórias, a Seleção Brasileira deve se reunir na Granja Comary, em Teresópolis (RJ).
Mais de 10.000km separam o Rio de Janeiro de Los Angeles. A estimativa é de um voo com duração de 15h. O relógio da CBF seguirá girando com as 2h25min de viagem para as partidas separadas por 1.296km. No total, a Seleção terá percorrido 11.433km desde a saída do Rio de Janeiro até o estádio do último jogo na fase de grupos, cerca de 17h35min.
Parece muito, mas é só a primeira parte da caminhada da Amarelinha na caça ao 10º caneco continental. Se compararmos os números, a logística da fase de grupos da Copa América representa quase o dobro das milhas acumuladas em cinco jogos na Copa do Mundo do Catar, quando a Seleção percorreu 5.915km em 11h52 min desde a saída de Turim até a eliminação para a Croácia, no Estádio Cidade da Educação. Se contarmos apenas os jogos, foram 152km vencidos em 2h34min.
O cronograma de viagens da Seleção na primeira fase está definido, falta conhecer os adversários, sorteados nesta quinta-feira (7/12), às 21h30 (de Brasília). No pote 2, estão alocados Uruguai, Colômbia, Equador e Peru. Chile, Panamá, Venezuela e Paraguai compõe o terceiro agrupamento, enquanto Jamaica, Bolívia, Canadá ou Trinidad e Tobago e Costa Rica ou Honduras pertencem ao quarto grupo.
A Copa América reunirá 16 seleções: 10 vinculadas à Conmebol e seis convidadas pela Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf). As equipes serão divididas em quatro grupos. Os dois primeiros avançam ao mata-mata.
Programe-se
A Conmebol ainda não detalhou como funcionará o esquema de ingressos para as partidas nas três regiões dos Estados Unidos. Porém, a expectativa é que os tíquetes sejam disponibilizados em breve em plataforma da entidade ou da própria competição. Até lá, torcedores devem se programar para entrar regularmente no país.
Documento de cidadania do viajante, o visto é indispensável para pessoas que preencham os requisitos de isenção das embaixadas e consulados dos EUA no Brasil. O processo para obter a autorização turística prevê preenchimento de formulário, pagamento de U$ 185 (cerca de R$ 911,35 na cotação atual).
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br