É só começo de temporada, mas a NBA já pode sagrar um campeão no começo de dezembro. Isso porque a liga inicia nesta segunda-feira (4/12) as quartas de final do inédito In-Season Tournament, um campeonato em meio aos jogos regulares e com a bagatela de 500 mil dólares em premiação para cada jogador e técnico do time campeão. As partidas serão em mata-mata e terão os craques LeBron James, Kevin Durant, Jayson Tatum e Giannis Antetokounmpo em quadra.
A partida de abertura da rodada será entre Indiana Pacers e Boston Celtics, às 21h30, em Indianápolis. O time liderado pelo jovem armador Tyrese Halliburton venceu todos os quatro jogos da fase de grupos, enquanto a franquia com maior número de títulos da NBA passou no sufoco, pelo saldo de pontos. Na virada de segunda para terça (5/12), à 00h, é vez do Sacramento Kings encarar o New Orleans Pelicans.
No dia seguinte, o Milwaukee Bucks, de Antetokounmpo e Damian Lillard, pega o New York Knicks, de Jalen Brunson e Julius Randle, às 21h30, mas os olhos devem estar voltados para o duelo dos craques LeBron James e Anthony Davis frente a Kevin Durant e Devin Booker, em Los Angeles Lakers contra o estrelado Phoenix Suns, à meia-noite de quarta (6/12).
Ver essa foto no Instagram
Inicialmente, todos os 30 times da liga estavam na disputa pela NBA Cup. Com cada conferência separada em três grupos de cinco, o líder de cada divisão e o melhor segundo colocado avançaram para a fase final. A semi e a final serão disputadas na T-Mobile Arena, em Las Vegas, com a decisão sendo o único jogo extra além dos 82 normais da temporada.
A fase de mata-mata ainda vale premiações individuais para os jogadores de destaque, com a nomeação do melhor jogador (MVP) e do quinteto ideal do torneio. Os troféus e medalhas, inclusives, esbanjam grife e foram desenhados pela marca Tiffany & Co,. em parceria com o artista Victor Solomon. No momento, o favorito para levar a honraria é Halliburton, com médias de 28.5 pontos e 14.5 assistências por jogo no In-Season Tournament.
Inovação para entreter
Idealizada pelo comissário da liga, Adam Silver, a NBA Cup foi criada com o propósito de dar mais valor aos jogos do meio da temporada, quando pouca coisa está realmente em jogo valendo classificação para os playoffs – além da concorrência do futebol americano nesta fase do ano. Com jogos mais disputados valendo o prêmio final em dinheiro, a expectativa de atrair mais público está dando certo até o momento.
Segundo levantamento da CNN sobre os canais ESPN e TNT, donos dos direitos de transmissão do basquete nos Estados Unidos, a audiência cresceu em 19% na comparação ao ano passado. Os números elevados podem ser importantes para a NBA, já que ao término da temporada 2024/25 os valores dos acordos de televisão serão renegociados, podendo gerar mais alguns cifrões para a liga.
O que também ajuda a chamar a atenção do telespectador – seja para o bem ou para o mal – são os designs especiais para as quadras e camisas. Cada um dos 30 times pôde inovar nas partidas em casa, com pisos coloridos e exagerados, e receberam uniformes em edição única da Nike.
Calendário NBA Cup
Quartas de final
Indiana Pacers x Boston Celtics - segunda-feira (4/12), às 21h30
Sacramento Kings x New Orleans Pelicans - terça-feira (5/12), à 00h
Milwaukee Bucks x New York Knicks - terça-feira (5/12), às 21h30
Los Angeles Lakers x Phoenix Suns - quarta-feira (6/12), à 00h
Semifinal
Jogo 1: Pacers/Celtics x Bucks/Knicks - quinta-feira (7/12), às 19h
Jogo 2: Kings/Pelicans x Lakers/Suns - quinta-feira (7/12), às 23h
Final
Jogo 3 - sábado (9/12), às 22h30
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br