FUTEBOL

Minas Brasília enfrenta o Inter na abertura da primeira Copinha Feminina

Bola rola nesta segunda-feira (4/12), às 8h45, em São Paulo. Distrito Federal também será representado pelo Real Brasília na primeira versão do torneio do torneio de base para mulheres

Minas Brasília aposta na força do conjunto. Letícia, Milena e Kauane (ordem da esquerda para direita) são algumas das esperanças do time na Copinha -  (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Minas Brasília aposta na força do conjunto. Letícia, Milena e Kauane (ordem da esquerda para direita) são algumas das esperanças do time na Copinha - (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Gabriel Botelho*
postado em 03/12/2023 21:25 / atualizado em 03/12/2023 21:40

O Distrito Federal será um dos responsáveis por abrir a primeira disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior Feminina. Representante da capital do país ao lado do Real Brasília, o Minas inaugura, nesta segunda-feira (4/12), o torneio de base com o duelo diante do Internacional, às 8h45, no Estádio Nicolau Alayon.

A primeira versão da Copinha Feminina reúne algumas das principais camisas de sete estados e do Distrito Federal. Também estão no páreo: Ferroviária, Corinthians, São Paulo e Santos; Flamengo, Botafogo e Fluminense; Atlético-MG e América-MG; Vitória, Botafogo-PB e Fortaleza.

As Minas não se intimidam com o páreo. Elas se apegam à jornada no cenário local e nacional: são tricampeãs do Candangão Feminino e disputavam a elite do Brasileirão até 2021. Dono da prancheta do time desde julho, Jorge Marinho recebeu a missão Copinha há duas semanas, mas trabalha com um mantra das quatro linhas: pensar jogo a jogo.

"Acreditamos que faremos um bom trabalho, pois temos nos esforçado para isso, mesmo que com apenas duas semanas de trabalho. Procuramos colocar intensidade nos treinos. O objetivo será a classificação, e não tem jeito, o passo a passo é o segredo", comentou ao Correio antes do embarque para a disputa do campeonato em São Paulo.

Apesar da disparidade estrutural comparada com outros clubes, o Minas e Jorge Marinho acreditam no trabalho duro. "É a maneira que eu vejo. A intensidade e a entrega são pré-requisitos para quem quer competir no futebol. Por isso, introduzimos esse ritmo ao time, além do prazo apertado. Para o Minas, fazer parte dessa competição será um marco. É muito pelo trabalho. O time merece estar nesta primeira Copinha", ressaltou o treinador.

As cartas na manga

O Minas Brasília terá à disposição alguns dos principais destaques do futebol de base do quadradinho. Algumas das jogadoras responsáveis por compor o elenco, inclusive, fizeram parte da equipe que alcançou o vice-campeonato do Candangão na categoria profissional, em outubro, contra o Real Brasília.

A meio-campista Milena Mendes e a atacante Leticia Oliveira estiveram naquela decisão no Mané Garrincha. Aos 20 anos, despontam como algumas das esperanças de assistências e gols da equipe no torneio.

A Copinha, para Milena, será uma oportunidade de subir mais degraus em direção aos sonhos no futebol, justamente por conta da importância da competição. "Estou ansiosa, pois faz tempo que estávamos querendo algo assim, grande, como uma Copinha. Queremos fazer um bom campeonato e passar de fase. Estamos treinando muito para isso, e espero que dê certo", torce.

Na visão da meio-campista, a competição terá um sabor diferente, principalmente na relação com as colegas que ainda não subiram ao profissional: além de ser uma responsabilidade, é uma oportunidade para fortalecer o aspecto mental do grupo. "Estamos todas juntas, e vamos fazer o possível para ter sucesso", garantiu Milena.

Para Letícia, o objetivo é competir a qualquer custo. "Recebemos o novo treinador de forma muito positiva, pois ele nos passa confiança. Espero que eu tenha um bom desempenho para chegar fazendo bonito no profissional no ano que vem", disse a camisa 9 do Minas.

Recém-chegada do Corinthians, a zagueira gaúcha Kauane de Oliveira, 18 anos, é outro destaque do time. Embora ainda não tenha subido ao profissional, soma experiências como disputas do Brasileirão e do Campeonato Paulista Sub-17 e endossa o discurso otimista. "Estamos muito bem preparadas, temos treinado muito. Espero que a competição abra portas, tanto para mim, quanto para o futebol feminino em geral, pois terá uma visibilidade enorme", destacou.

"Até sinto aquele medinho, é inevitável. Mas é uma sensação gostosa, é sinal que quero mostrar trabalho, mostrar o que sei fazer. Estou confiante em mim e na equipe. Vamos fazer um trabalho maravilhoso, não tenho dúvidas", complementou Kauane.

Agenda

1ª rodada
Segunda-feira (4/12), às 8h45:
Internacional x Minas Brasília

2ª rodada
Quinta-feira (7/12), às 11h:
Ferroviária x Minas Brasília

3ª rodada
Domingo (10/12), às 8h45:
Minas Brasília x Vitória

Transmissão: Canal Paulistão (Youtube)

Chaves

Grupo A
Santos
Flamengo
Grêmio
Botafogo-PB

Grupo B
Ferroviária
Internacional
Vitória
Minas Brasília

Grupo C
São Paulo
Fluminense
América-MG
Real Brasília

Grupo D
Corinthians
Botafogo
Atlético-MG
Fortaleza

*Estagiário sob a supervisão de Victor Parrini

Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Ícone do whatsapp
Ícone do telegram

Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação
-->