A Eurocopa de 2024, com duração de um mês a partir de 14 de junho, tomará forma após o sorteio da fase de grupos, que será realizado neste sábado (2/12), em Hamburgo, uma das dez cidades-sede que recebem a competição na Alemanha. Será uma cerimônia breve, de uma hora de duração, na Filarmônica do Elba. Os países participantes serão divididos em seis grupos de quatro seleções cada.
A definição das últimas três vagas sairá nas repescagens de março, para, assim, completar o grupo seleto de 24 países participantes. Em seguida, os dois primeiros de cada grupo e os quatro melhores terceiros colocados estarão nas oitavas de final. Todas as grandes seleções da Europa estarão presentes no torneio, a maioria delas no pote 1: França, Inglaterra, Portugal, Espanha, Bélgica e a anfitriã Alemanha.
Nessa lista de potências do futebol só falta a Itália, que será o adversário a evitar no pote 4. Atual campeã europeia, a Azzurra, que ficou de fora das últimas duas Copas do Mundo, sofreu para se classificar nas Eliminatórias da Euro, tendo que lutar até a última rodada (empate em 0 x 0 com a Ucrânia) para selar sua vaga. Embora a seleção italiana não esteja em seu melhor momento, todos querem evitar a tetracampeã mundial na fase inicial.
O pote 3 também tem suas ameaças, com Holanda, eliminada das quartas de final do Mundial de 2022, e a Croácia de Luka Modric. Assim que o sorteio e o calendário forem definidos, as comissões técnicas poderão escolher onde ficarão baseadas na Alemanha e preparar a programação de amistosos em março e pouco antes do torneio.
Pensando no meio ambiente e para facilitar as viagens de trem ou ônibus, as 24 seleções participantes estarão localizadas em uma das três zonas geográficas pré-determinadas pelos organizadores. As cidades da zona Norte são Berlim, Leipzig e Hamburgo, a zona Oeste é composta por Gelsenkirchen, Dortmund, Düsseldorf, Colônia e Frankfurt e no Sul Frankfurt, Munique e Stuttgart serão as casas da Euro.
A final está prevista para o dia 14 de julho, no estádio Olímpico de Berlim A cerimônia do sorteio começará às 14h. Somente a Alemanha, como anfitriã, sabe que será cabeça de chave do Grupo A. As outras cinco equipes do primeiro pote irão para os demais grupos (B, C, D, E e F). Um segundo sorteio definirá a posição de cada equipe dentro das chaves (B1, B2, B3 ou B4, por exemplo). Depois sairão as esquipes do segundo pote, do terceiro e, por último, do quarto.
Potes
Pote 1: Alemanha, Portugal, França, Espanha, Bélgica, Inglaterra
Pote 2: Hungria, Turquia, Romênia, Dinamarca, Albânia, Áustria
Pote 3: Holanda, Escócia, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, República Tcheca
Pote 4: Itália, Sérvia, Suíça, vencedor da repescagem A, vencedor da repescagem B, vencedor da repescagem C.
Repescagens
Caminho A: Polônia x Estônia e País de Gales x Finlândia (semifinais em 21 de março e final em 26 de março)
Caminho B: Israel x Islândia e Bósnia x Ucrânia (semifinais em 21 de março e final em 26 de março)
Caminho C: Geórgia x Luxemburgo e Grécia x Cazaquistão (semifinais em 21 de março e final em 26 de março)
Saiba Mais
Gostou da matéria? Escolha como acompanhar as principais notícias do Correio:
Dê a sua opinião! O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores pelo e-mail sredat.df@dabr.com.br