É oficial: a temporada 2023 do futebol candango está finalizada. E a despedida foi com chave e medalhas de ouro, com os campeões do Candangão nas categorias Sub-15 e Sub-17. Ambas finais foram realizadas no sábado (25/11), no Estádio Ciro Machado do Espírito Santo, o Defelê, na Vila Planalto.
Curiosamente, o ano foi encerrado com goleadas inesperadas em ambas partidas. Pela manhã, o Real Brasília teve um quê de fator casa e utilizou da arma principal do Brasília para faturar a categoria menor e ser campeão após o 5 x 1. Os colorados chegaram à decisão com 66 gols marcados contra 52 dos Leões, mas a ofensiva que teve pelo menos três artilheiros ao longo da competição não esteve afiada.
Do outro lado, o ataque funcionou da forma mais fatal apresentada ao longo da competição. Em outras cinco oportunidades, o Real havia goleado rivais na primeira fase, justificando o amplo favoritismo antes do mata-mata. Na partida em questão, Victor Gabriel se destacou com dois gols, chegando ao quinto lugar na artilharia geral, com nove gols, dois a menos em relação ao companheiro Miguel, segundo goleador atrás do alvirrubro Bernardo Folha, com 18 unidades.
O último grito de campeão do ano foi do Capital. O Coruja bateu o Gama na parte da tarde por 3 x 0 e faturou a última taça de 2023. A conquista no Sub-17 foi uma revanche particular do tricolor contra o alviverde, após o vice-campeonato no Sub-20, onde o Periquito levou a melhor no Mané Garrincha, pelo placar mínimo.
A devolução em decisões, porém, aconteceu com goleada: no primeiro tempo com dobradinha de Luis Felipe e com Mozaniel fechando a conta na etapa final. Surpreendentemente, a equipe gamense não havia caído por tal diferença neste campeonato, enquanto sustentava uma invencibilidade de sete jogos, que só não foi maior em relação ao Capital, laureado de forma invicta durante todo o torneio, com sete vitórias e cinco empates.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais