O ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico, inaugurou, neste domingo (26/11), uma escola de futebol na cidade de Hamamatsu, no Japão. É o terceiro empreendimento do tipo que o brasileiro lança no país.
Zico deu o chute inicial da nova escola no começo da tarde deste domingo, no horário do Japão, e ministrou uma aula experimental com um grupo de crianças.
O embaixador Aldemo Garcia, cônsul do Brasil em Hamamatsu, participou do evento e destacou a importância do ex-jogador brasileiro. “É um grande prazer receber o Zico pela segunda vez aqui em Hamamatsu. O Zico dispensa comentários, é um ícone do futebol brasileiro e o principal responsável pela popularização do futebol no Japão”, disse.
Veja imagens:
Em 1991, Zico foi convidado pela Associação de Futebol Japonês (JFA) para "ensinar" futebol aos japoneses. Ele foi contratado pelo clube Kashima Antlers, um ano antes do país criar a J-League, principal campeonato de futebol do país.
Zico jogou pelo clube por três anos, até encerrar a carreira como jogador. No entanto, seguiu no clube como treinador desde 1999. Em 2002, logo após a conclusão da Copa do Mundo do Japão e da Coreia do Sul, Zico tornou-se o treinador da seleção japonesa. Em 2004, fez história levando o Japão ao título da Copa da Ásia.
O prestígio de Zico é tão grande no Japão que ele foi escolhido para carregar a tocha no país nas Olimpíadas de 2020 de Tóquio. Atualmente, Zico é diretor técnico do Kashima Antlers.