Futebol americano

Eagles segura Mahomes e vence Chiefs na reedição do último Super Bowl

Finalistas do futebol americano em 2022/23 se reencontraram pela semana 11 da nova temporada e time de Philadelphia levou a melhor por 17 x 21

Mesmos adversários, resultado diferente. O Philadelphia Eagles venceu o Kansas City Chiefs por 17 x 21 fora de casa pelo Monday Night Football desta segunda-feira (21/11) e deram o troco pela derrota no Super Bowl LVII. A partida no Arrowhead Stadium, válida pela semana 11 da NFL, foi o primeiro reencontro das equipes após a decisão da temporada passada, mas dessa vez foi Jalen Hurts e companhia que levaram a melhor sobre Patrick Mahomes.

O quarterback do Eagles, inclusive, não teve uma atuação de gala como está acostumado e sequer tinha ultrapassado as 100 jardas aéreas até o início do último quarto. Ainda assim, Hurts foi fundamental ao anotar dois touchdowns corridos e terminou a partida com 150 jardas passadas e mais 29 correndo, além de uma interceptação. Outros destaques do time foram D’Andre Swift, com 107 jardas totais e um touchdown, e DeVonta Smith, com 99 jardas recebidas.

O camisa 15 do Chiefs foi outro que não repetiu os padrões estabelecidos nos últimos anos, mas muito pelos drops (bolas não seguradas) dos recebedores. Com 177 jardas passadas (24/43 nos passes), 38 corridas, dois passes para touchdown e uma interceptação, Mahomes conseguiu encaixar bons avanços e ensaiou a virada no fim, mas erros consecutivos de Marquez Valdes-Scantling e Justin Watson prejudicaram a campanha. Travis Kelce, muito em pauta pelo romance com a cantora Taylor Swift, foi do céu ao inferno com um touchdown e um fumble.

Com a vitória, o Eagles passou para 9-1 na temporada e continua no topo da NFC Leste e da própria conferência nacional. É a quinta vez na história que a franquia de Philadelphia alcança esse recorde após dez jogos e em todas as outras a equipe chegou ao Super Bowl. Já o Kansas City caiu para 7-3 e perdeu a melhor campanha da conferência americana, mas segue líder da AFC Oeste.

Toma lá dá cá

A primeira campanha ofensiva das equipes começou com um “3 and out” para cada lado, quando o ataque faz apenas três jogadas, não consegue a primeira descida e devolve a bola ao adversário. Porém, logo foi a vez do jogo corrido das equipes aparecer. Primeiro foi o Chiefs, que atravessou o campo com Mahomes e Isiah Pacheco até o touchdown de Watson recebendo do QB. O Eagles respondeu da mesma maneira na sequência e terminou com Swift correndo para empatar a partida em 7 x 7.

No segundo quarto, as defesas tomaram conta com uma interceptação contra cada quarterback. Hurts tentou achar AJ Brown pelo meio, mas L’Jarius Sneed cortou a linha de passe e ficou com a bola. Já a de Mahomes doeu mais, pois foi quando buscou Watson novamente para um touchdown, mas parou nos braços de Kevin Byard dentro da endzone. Ainda assim, o duas vezes MVP se redimiu nos drives seguintes, tanto com um lançamento de quatro jardas para Kelce somar mais 6 pontos quanto na campanha para posicionar Harrison Butker a chutar um field goal de 43 jardas e abrir a vantagem para 17 x 7 antes do intervalo.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por NFL Brasil (@nflbrasil)

Derrocada do Chiefs

No entanto, foi a partir daí que as coisas começaram a desandar para o Chiefs. Pior ataque da liga em pontos no segundo tempo, Kansas City conseguiu apenas uma primeira descida no terceiro período e saiu zerado. Enquanto isso, Hurts correu para um touchdown de 10 jardas e diminuiu a diferença para três.

No quarto final, Kelce sofreu um fumble próximo da linha de gol quando a equipe da casa poderia ao menos chutar um field goal e jogou um balde de água fria no ataque. Após uma série de punts, os Eagles cruzaram o campo com um lançamento perfeito de Hurts para DeVonta Smith, que foi derrubado na linha de uma jarda. Bastou o time visitante fazer o “tush push” que viralizou na temporada e anotar outro touchdown corrido com o quarterback para tomar a dianteira no placar em 17 x 21.

 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 

Uma publicação compartilhada por NFL Brasil (@nflbrasil)

Com pouco menos de três minutos no relógio, Mahomes tentou a campanha da virada e quase lançou para mais um touchdown, mas Valdes-Scantling não segurou o passe. Depois, na quarta descida, Watson fez o mesmo e Philadelphia apenas precisou esperar o tempo esgotar para confirmar a vitória.

Próximos jogos

As duas franquias voltam a jogar no próximo domingo (26/11), ambas às 18h25 e com transmissão nos canais ESPN. Os Chiefs visitam os Raiders em Las Vegas para um confronto divisional, enquanto os Eagles voltam para Philadelphia, onde recebem o Buffalo Bills.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas