Apesar do sufoco, a Itália vai ter a chance de defender o título da Eurocopa em 2024. Depois de ficar ameaçada no grupo C, a Azzurra empatou com a Ucrânia por 0 x 0 nesta segunda-feira (20/11) e garantiu um lugar no principal torneio de seleções do velho continente. Além dos italianos, o dia reservou espaço para as classificações de República Tcheca e Eslovênia e outras partidas de cumprimento de tabela.
Na frente dos ucranianos apenas pelo saldo de gols, a Itália jogava pelo empate e quase se complicou nos acréscimos, quando Mudryk foi derrubado na área por Cristante. Apesar do contato, o árbitro não marcou o pênalti e o placar sem gols deu o segundo lugar a Azzurra. Mesmo com o terceiro posto, a Ucrânia ainda tem chance na repescagem. Na outra partida da chave, a líder Inglaterra ficou no 1 x 1 com a Macedônia do Norte.
A Albânia, do técnico brasileiro Sylvinho, já havia confirmado a segunda participação na história do país na Eurocopa, mas também assumiu o primeiro lugar do E com o empate em 0 x 0 com Ilhas Faroé. A segunda vaga foi decidida entre República Tcheca e Moldávia, mas os tchecos não tomaram conhecimento dos adversários e levaram a melhor por 3 x 0.
Em outro confronto direto, pelo grupo H, a Eslovênia venceu o Cazaquistão por 2 x 1 com gol aos 41 da etapa final e classificou ao lado da Dinamarca, que foi com time misto e perdeu por 2 x 0 para a Irlanda do Norte. A vitória da Finlândia sobre San Marino também por 2 x 1 completou a rodada.
Com os resultados, os três grupos definiram os dois representantes de cada na competição da Alemanha, entre 14 de junho e 14 de julho do ano que vem. Os eliminados seguem com um fio de esperança para a disputa da repescagem, marcada para março de 2024. Na ocasião, as 12 seleções melhores classificadas no ranking da Liga das Nações e que ainda não tem vaga irão participar de um chaveamento com semi e final. O vencedor de cada repartição carimba o passaporte para o torneio.
As eliminatórias da Euro 2024 terminam nesta terça-feira (21/11) com mais sete partidas. No grupo B, a Grécia recebe a já classificada França e torce contra a Holanda, que visita Gibraltar. No D será a vez de Croácia e Gales jogarem a vida contra Armênia e Turquia, respectivamente. Aos croatas basta um empate para classificar, enquanto os galeses precisam dos 3 pontos e de um tropeço dos adversários. Por último, a chave I apenas define quem passa em primeiro ou segundo na partida entre Romênia e Suíça. Cumprem tabela Kosovo x Bielorrússia e Andorra x Israel.
*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais
-
Esportes Com o fator Messi do outro lado, Diniz pede equilíbrio para a Seleção
-
Esportes Gabriel Jesus voltará a usar camisa 9 da Seleção Brasileira após mais de um ano; veja a numeração
-
Esportes Flamengo busca repetir feito de 2022 em ‘revanche’ contra o Bragantino no Maracanã
-
Esportes Apresentação de Tiago Nunes no Botafogo será nesta terça-feira
-
Esportes Marquinhos analisa duelo contra Argentina: ‘Tipo de jogo que nos faz crescer’
-
Esportes Wellington Rato renova com o São Paulo até o fim de 2026