Na tarde deste sábado (18/11), no Estádio Olímpico de Berlim, a Alemanha recebeu a Turquia num amistoso que foi tenso, pegado e elétrico. Afinal, mesmo na casa germânica, a Turquia contou com grande torcida (o maior número de imigrantes na Alemanha tem origem turca) e saiu muito feliz: os visitantes venceram por 3 a 2, com direito a olé nos minutos finais para euforia de seus fãs. Os gols da Turquia foram de Kadioglu, Yildiz e Sari. Para a Alemanha, marcaram Havertz e Fullkrug.
Para a Alemanha, esta derrota mostra a péssima fase da seleção que é a anfitriã da próxima Euro. Embora tenha sido a primeira derrota do recém-chegado Julian Nagelsmann no comando (antes tinha um empate e uma vitória), o elenco alemão perdeu cinco dos oito jogos ao longo de 2023. Para a Turquia, é um bom momento desde a chegada do treinador italiano Vincenzo Montella.
Alemanha na frente, mas a Turquia vira
A Alemanha começou muito bem, mostrando desenvoltura ofensiva e chegando ao gol com Havertz, escorando cruzamento de Sané. Aos 16, Sané teve tudo para ampliar, mas, na cara do goleiro, chutou para fora. Não ter sofrido o segundo gol aumentou o ânimo dos turcos, que passaram a atacar com maior qualidade. Assim, conseguiram o empate, aos 38, quando Bardakci encontrou pela esquerda Kadioglu, que chutou sem chance para Trapp. A virada veio aos 47. Ayhan deu assistência para Yildiz concluir para a rede.
Felizmente para a Alemanha, o empate veio logo no início do segundo tempo com o atacante Fullkrug. Contudo, a Turquia era melhor e voltou a ficar na frente. O gol da vitória turca veio aos 26 minutos, quando após chute de Bardacki, a bola foi na mão de Havertz. Pênalti. Yusufi Sari bateu e marcou. A partir daí, o jogo foi equilibrado, mas com a Turquia tocando a bola, o que levou sua numerosa torcida a gritar “olé” em pleno estádio mítico da Alemanha.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.