Futebol internacional

Albânia classifica e Itália segue viva; veja resumo das eliminatórias da Euro

Seleção comandada pelo técnico brasileiro Sylvinho garantiu presença no torneio continental pela segunda vez na história; Azzurra terá confronto direto com Ucrânia por vaga

A rodada desta sexta-feira (17/11) pelas eliminatórias da Eurocopa teve sensações mistas com resultados decisivos por uma vaga na principal competição do velho continente. Se o empate da Albânia, treinada pelo brasileiro Sylvinho, teve gosto de vitória por ter classificado a seleção para o torneio de 2024, a vitória da Itália teve apenas sabor de alívio com a sobrevida pela vaga. Depois de mais uma série de partidas, algumas seleções sacramentaram os destinos rumo à Alemanha, enquanto outras irão jogar a vida na próxima bateria de jogos, a última da qualificatória.

Sensação das eliminatórias, a equipe albanesa ficou no 1 x 1 fora de casa contra a Moldávia e se garantiu na Euro pela segunda vez na história. A equipe de Sylvinho ainda não sabe se avança como líder ou vice, mas basta não perder para Ilhas Faroé que asseguram o topo do grupo E. Sob o comando do brasileiro, a Albânia soma cinco vitórias, dois empates e uma derrota em oito compromissos.

A disputa pela outra vaga da chave está entre os moldavos e a República Tcheca, que empatou com a Polônia pelo mesmo placar e eliminou a equipe de Robert Lewandowski. Na segunda-feira (20/11), os dois ainda vivos se enfrentam pela classificação, com vantagem de dois pontos a favor dos tchecos.

No grupo C, a Inglaterra venceu Malta por 2 x 0 e confirmou a primeira colocação, mas a briga interessante é na verdade pelo segundo lugar. A Itália quase flertou com o perigo, mas fez 5 x 2 contra a Macedônia do Norte e igualou a Ucrânia na tabela, ambos com 13 pontos e separados por apenas um gol de saldo. Na última rodada, a atual campeã irá jogar por um empate contra os ucranianos para não correr o risco de sequer poder defender o título.

O dia ainda teve mais três partidas pelo H, que carimbou a classificação da Dinamarca. Os nórdicos ganharam da Eslovênia por 2 x 1 e complicaram a vida dos adversários, que irão precisar passar por um confronto direto com o Cazaquistão. Os cazaques, inclusive, fizeram 3 x 1 sobre o lanterna San Marino e ficaram a um ponto dos eslovenos. Apenas cumprindo tabela, a Finlândia aplicou uma goleada de 4 x 0 contra a Irlanda do Norte, também eliminada.

Próximos passos

Independente dos últimos resultados, quem não conseguir a classificação ainda terá mais uma chance de ir à Euro. Os doze melhores classificados do ranking da Liga das Nações e que ainda não tiverem conquistado a vaga vão para a repescagem, marcada para março de 2024. As seleções serão divididas em três grupos de quatro para um mata-mata com semi e final. O vencedor de cada chave avança para o torneio continental.

Neste sábado, mais três repartições entram em ação para encerrar a nona rodada das eliminatórias. Pelo grupo B, a França recebe Gibraltar, enquanto a Holanda encara a Irlanda podendo encaminhar a vaga. Empatados na tabela no D, Croácia e Gales visitam Letônia e Armênia, respectivamente, com risco de se complicarem. Por fim, a chave I segue com tudo em aberto e terá três confrontos que podem dar toques finais à classificação, com Suíça x Kosovo, Israel x Romênia e Bielorrússia x Andorra.

Próximos jogos

Grupo C

Ucrânia x Itália - segunda-feira (20/11), às 16h45
Macedônia do Norte x Inglaterra - segunda-feira (20/11), às 16h45

Grupo E

República Tcheca x Moldávia - segunda-feira (20/11), às 16h45
Albânia x Ilhas Faroé - segunda-feira (20/11), às 16h45

Grupo H

Irlanda do Norte x Dinamarca - segunda-feira (20/11), às 16h45
Eslovênia x Cazaquistão - segunda-feira (20/11), às 16h45
San Marino x Finlândia - segunda-feira (20/11), às 16h45

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas