Com as últimas três vitórias consecutivas, o Vasco de Ramón Díaz alcançou algumas marcas expressivas. Além de se colocar, pela primeira vez desde maio, a duas posições de distância para a zona de rebaixamento, um dos fatos mais relevantes é o aproveitamento desde a chegada do técnico argentino, em meados de julho. Mesmo com o momento de oscilação, em outubro, o time tem campanha similar aos atuais candidatos ao título do Brasileirão.
Afinal, hoje, a comissão técnica de Ramón soma 19 partidas, com nove vitórias, quatro empates e seis derrotas – ou seja, 54.3% no total. O Atlético-MG, por exemplo, que ainda tem chances matemáticas de levar a competição, fechou a 33ª rodada com 55%. E os donos atuais das vagas no G4 variam em torno de 59% a 60%. Dessa forma, caso vença o Cruzeiro, no Mineirão, quarta-feira que vem, o Vasco passará de 56% de aproveitamento sob a nova direção, colocando ainda mais dentro dessa disputa virtual.
No returno, que descarta as quatro primeiras partidas de Ramón Díaz pelo Cruz-Maltino (derrotas para Athletico e Corinthians, vitória sobre o Grêmio e empate com o Red Bull Bragantino), a equipe de São Januário é a quinta e a melhor do Rio de Janeiro, com um ponto de vantagem sobre o Flamengo (31 a 30). Fluminense, por exemplo, fez só 22 (13º) e Botafogo, 21 (14º).
G6 do Brasileirão desde Ramón assumiu:
Palmeiras – 37 pontos
Atlético-MG – 36 pontos
Bragantino – 35 pontos
Grêmio – 33 pontos
Vasco – 31 pontos
Flamengo – 30 pontos
Melhor que o Fla de 2022
A título de comparação, o Flamengo de 2022 fechou o Brasileirão com 54% e ficou em quinto, por pouco não garantindo uma vaga na fase de grupos da Libertadores. Essa campanha o deixaria atrás do Vasco deste recorte recente.
Apesar de tudo isso, o Vasco não está livre do rebaixamento. Afinal, nos 16 jogos iniciais, com Maurício Barbieri e o interino William Batista, o clube somou apenas nove pontos e frequentou até mesmo a lanterna. Como referência, perdeu todos os sete duelos que fez em seu estádio. Até houve uma vitória no Rio, sob o comando de William, mas foi no Luso-Brasileiro, contra o Cuiabá, quando São Januário estava interditado.
Agora, no entanto, depende apenas de si mesmo para escapar e já reduziu suas chances de queda para cerca de 15%. Com 41 pontos, está em 15o lugar e tem o confronto direto com a Raposa, em jogo adiado, que pode ser decisivo para confirmar a permanência na Série A.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.