Futebol

Uruguai terá uma 'seleção do Brasileirão' contra a Argentina; entenda

Sete jogadores em atividade na Série A do Campeonato Brasileiro foram chamados por Marcelo Bielsa para a Data Fifa deste mês e podem enfrentar Argentina e/ou Bolívia pelas Eliminatórias da Copa 2026

A vilã dos clubes em meio ao calendário do futebol brasileiro está de volta. O mês de novembro tem a última Data Fifa do ano, com os atletas convocados pelas diferentes seleções sob o risco de lesão. O maior algoz da vez para os times nacionais é o Uruguai. O técnico celeste Marcelo "El Loco" Bielsa convocou sete jogadores vinculados à Série A para os compromissos contra Argentina e Bolívia pela rodada dupla das Eliminatórias da América do Sul para a Copa do Mundo de 2026 no Canadá, Estados Unidos e México.

Quatro jogadores integram times da parte alta da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro: Flamengo (Arrascaeta e Varela) e Grêmio (Carballo e Suárez). Além destes, Athletico-PR (Canobbio), Corinthians (Méndez) e Internacional (Rochet) terão representantes. Chamou a atenção a ausência do lateral-esquerdo Piquerez (Palmeiras).

Aproveitando a paralisação prevista no Brasileirão, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu por quitar os confrontos atrasados da Série A logo depois dos confrontos internacional. Os cinco jogos previstos serão disputados a partir deste sábado (18) entre Fortaleza e Cruzeiro. Os demais estão previstos para o dia seguinte ao término da sexta rodada, ou seja, no dias 22 e 23 de novembro. Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza e Flamengo receberão, respectivamente, Vasco, São Paulo, Botafogo e Red Bull Bragantino.  

Rival de luxo

O Clássico do Rio da Prata será um teste interessante para algumas figuras uruguaias do Brasileirão. Do elenco da Argentina tricampeão da Copa do Mundo no Catar, 21 dos 26 nomes constam na lista de Lionel Scaloni, incluindo o atual número 1 do mundo, Lionel Messi. 

Os argentinos se preparam para uma rodada dupla de clássicos. Primeiro recebem o Uruguai, às 21h desta quinta-feira (16/11), em La Bombonera, Buenos Aires. Em seguida, visitam o Brasil no Maracanã, no Superclássico das Américas. Na mesma rodada, o Uruguai recebe a Bolívia, em Montevidéu.

*Estagiário sob supervisão de Marcos Paulo Lima

Mais Lidas