A França associou o Azerbaijão a uma campanha de desinformação para manchar a reputação do país como anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2024, de acordo com um relatório ao qual a AFP teve acesso nesta segunda-feira (13/11).
O Azerbaijão acusa a França de apoiar a Armênia, sua rival, e de prosseguir uma política de "militarização" no sul do Cáucaso, uma postura que prejudica as relações com Paris. A França sediará os Jogos Olímpicos que acontecerão de 26 de julho a 11 de agosto de 2024.
- Paris-2024: CazéTV anuncia transmissão com 500 horas ao vivo das Olimpíadas
- Um ano para Paris-2024: quem são os candidatos do Brasil ao pódio
De acordo com um relatório da Viginum, um órgão de controle digital do Estado francês que a AFP e outros meios de comunicação puderam consultar nesta segunda-feira, "várias imagens pedindo um boicote aos Jogos Olímpicos de 2024" foram detectadas sendo compartilhadas na rede social X (antigo Twitter).
A campanha apresentou, entre outras imagens de distúrbios, hashtags como #PARIS2024 e #BOYCOTTPARIS2024, disse a Viginum.
Nos dias 26 e 27 de julho, mais de 1.600 publicações acompanhadas por esses elementos visuais ou 'hashtags' apareceram no X. Cerca de 90 contas parecem estar por trás dessas postagens "sugerindo uma amplificação artificial", segundo o relatório.
Saiba Mais
-
Esportes Estrangeiros do Vasco passam de 35% dos gols no Brasileiro e ampliam eficiência
-
Flipar Escola pública do Ceará fatura prêmio de melhor do mundo
-
Esportes Corinthians planeja compra de Lucas Veríssimo em 2024
-
Esportes Paulo Autuori assume como técnico do Cruzeiro até o fim de 2023
-
Cidades DF "Temos tentando integrar as forças de segurança", diz Ibaneis
-
Mundo Erupção vulcânica provoca evacuação de cidade da Islândia; veja vídeo