Convocado para a Seleção Brasileira principal aos 17 anos de idade, o atacante Endrick, do Palmeiras, externou o sentimento positivo após o inédito chamado durante a chegada da Canarinho na Granja Comary, em Teresópolis, nesta segunda-feira (13/11).
"Agradeço muito a Deus por essa oportunidade. Creio que vai ser muito especial e espero ajudar a Seleção. E também quero agradecer a todos os envolvidos que estão comigo na minha carreira, pois não foi fácil chegar aqui hoje", disse ele, aos canais de comunicação oficiais da CBF.
Apesar de viver a primeira convocação para o time de cima, esta não se trata da primeira vez de Endrick com a famosa camisa verde e amarela. Afinal, o jogador acumula passagens pelas Seleções sub-15 e sub-17. Nesta última categoria, o atleta, antes de 'pular' direto para o profissional, conquistou o torneio de Montaigu, em 2022, com direito a artilharia do campeonato.
Pelo Palmeiras, em 2023, Endrick alterou titularidade e reserva e computa 11 gols num total de 47 partidas. No Brasileirão, ele é o artilheiro da equipe, com nove gols marcados.
A convocação do adolescente, além disso, chegou com recorde. Chamado aos 17 anos e 108 dias de idade, o brasiliense superou Ronaldo Fenômeno, convocado pela primeira vez aos 17 anos e 225 dias, em 1993. Segundo mais novo a representar a Seleção, Endrick só fica atrás de Pelé. Em 1957, o Rei do futebol foi convocado pela primeira vez, aos 16 anos.
Pela quinta e sexta rodadas das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira enfrentará a Colômbia, na próxima quinta-feira (16/11), às 21h, em Barranquilla, e a Argentina, na próxima terça-feira (21/11), às 21h30, no Maracanã.
Veja como foi a chegada de Endrick à Granja Comary:
*Estagiário sob a supervisão de Marcos Paulo Lima
Saiba Mais